É um dos locais da moda da capital, onde se concentram empresas e ateliês ligados às artes criativas, lado a lado com bares e restaurantes, abertos até altas horas da madrugada. A LX Factory é, sobretudo, um ponto de encontro de intelectuais, boémios, artistas, músicos ou de gente que simplesmente quer beber um copo ou jantar num local diferente, onde há vida e "movida" 24 horas por dia.
Corpo do artigo
A chegada ao espaço transporta o visitante para as memórias da velha Lisboa industrial, de meados do século XIX. A Companhia de Fiação e Tecidos Lisbonense terá sido a primeira a instalar-se no complexo de Alcântara. Outras se seguiram, até ao declínio do setor, que deixou o edificado vetado ao esquecimento, até que a imobiliária Main Side apostou no projeto de recuperação, que conduziu ao atual complexo.
Há quem lhe chame uma ilha de criatividade ou a "Meca da cultura alternativa". Ali se realizam eventos de moda, exposições ou apresentações de livros. Há lojas, cafés, e restaurantes, oficinas de artistas e empresas. Este é o coração que faz pulsar a LX Factory, sobretudo durante o dia.
À noite, a "fábrica" atrai gente interessada em jantar num espaço diferente. Destaque para a Cantina LX, o antigo refeitório dos operários. Mesas antigas reaproveitadas e coloridas e cadeiras de ferro compõem o cenário. Para beber um copo, a grande atração é o Impossibly Funky, um local destinado sobretudo aos maiores de 25 anos, onde a pista de dança começa a mexer depois das 23.30 horas.