Isaura Rocha é a única mulher do distrito do Porto à frente de uma corporação de bombeiros. Está há 20 anos nos Voluntários de Entre-os-Rios (Penafiel) e em fevereiro assumiu o comando. Com 33 anos, é mãe de dois filhos.
Corpo do artigo
Este ano tem dinheiro para férias?
Ao longo do ano, faço um esforço de poupança para usufruir de uma semana de férias, na companhia da minha família. As férias sabem bem, sobretudo, para estar com os meus filhos e com o meu marido. Pelo menos de uma semana de descanso não abdico.
O que não vai deixar de fazer?
Não deixo de estar com a família, mas também não deixo de me preocupar com a nossa corporação. Ser bombeiro é estar disponível a tempo inteiro, mesmo estando de férias. Um bombeiro tem sempre uma hora a mais para dar aos outros. E, quando se é voluntário, não temos horas.
Convença-me a passar férias em Entre-os-Rios
Entre-os-Rios tem uma paisagem deslumbrante, pitoresca, e tem boa gastronomia. Acima de tudo, as pessoas são simpáticas e generosas.
Qual é o segredo mais bem guardado da localidade?
A receita da lampreia à moda de Entre-os-Rios. Acho que ninguém de fora da terra a conhece. É como o castelo da Aneja, um mistério da freguesia de Eja
Como é ser mãe e comandante?
É muito complicado conseguir gerir. Tento compensar os meus dois filhos sempre que posso.
E que tal estar de férias e ser incomodada?
Isso acontece mais quando há incêndios. Um comandante nunca está de férias totalmente, porque está disponível. O esforço que fazemos compensa-nos por esta paixão. Há um espírito de voluntariado na equipa.