<p>O primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, pediu hoje, sexta-feira, na capital dinamarquesa, o alargamento das negociações sobre alterações climáticas para 2010, sustentando que o tempo que resta na conferência de Copenhaga será insuficiente para chegar a um novo acordo.<br /></p>
Corpo do artigo
Barack Obama, juntou-se hoje, sexta-feira,em Copenhaga, aos cerca de 120 dirigentes mundiais reunidos para alcançarem um acordo sobre o clima, após duas semanas de negociações caóticas.
O presidente norte-americano, que se dirigiu de imediato ao Bella Center, local onde decorre a cimeira, deverá participar na sessão plenária da manhã, durante a qual proferirá um breve discurso.
À tarde, Obama participa também na sessão plenária, sendo esperado que nessa altura seja assinado um novo acordo de redução de gases de efeito de estufa.
Obama chegou hoje de manhã a Copenhaga para participar na cimeira de chefes de Estado, iniciada a 07 de Dezembro, que visa concluir um acordo mundial para travar o aquecimento global causado pelas alterações climáticas.
O objectivo é chegar a um acordo que deverá entrar em vigor antes de expirar o Protocolo de Quioto, em Janeiro de 2013, para travar de forma vinculativa as emissões de dióxido de carbono.
A visita de Obama à Dinamarca é vista como um último impulso para desbloquear negociações nas quais os Estados Unidos e a China têm posições opostas.