Polícia dinamarquesa deteve preventivamente 68 simpatizantes do movimento "Our Climate - Not Your Business" (o nosso clima - não o vosso negócio), suspeitando que "iriam cometer actos ilegais".
Corpo do artigo
Os detidos foram conduzidos a um centro especial instalado perto de Copenhaga, onde podem ficar até 12 horas após a detenção.
A polícia também interpelou cinco outras pessoas devido a "diversos delitos", disse o porta-voz da polícia, Rasmus Bernt Skovgaard.
Respondendo a um apelo da organização "Our Climate - Not Your Business", cerca de 250 jovens manifestaram-se no centro de Copenhaga, acompanhados por importantes forças policiais, presentes na cidade, nomeadamente em locais estratégicos.
Delegações de 192 países estão reunidas até 18 de Dezembro em Copenhaga naquele que é já considerado o maior e mais importante encontro de sempre sobre o clima. O objectivo é chegar a um consenso em relação a um texto para um acordo legalmente vinculativo, que concretize os objectivos necessários para assegurar que o aquecimento global não será superior a dois graus centígrados em relação à era pré-industrial.
Está confirmada a presença de mais de cem chefes de Estado e de Governo na conferência de Copenhaga, convocada pela ONU, a que também assistirão cerca de 15 mil delegados e o próprio secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon. O primeiro-ministro português, José Sócrates, participará na cimeira.