A Câmara do Porto, representada pelo vereador da Protecção Civil, Sampaio Pimentel, assinou hoje em Estocolmo, Suécia, a Declaração sobre as Alterações Climáticas da Eurocities, a maior rede de cidades metropolitanas da Europa, anunciou a autarquia.
Corpo do artigo
Em comunicado, a Câmara do Porto refere que este compromisso político foi assumido por "mais de 70 cidades", cerca de metade das que constituem a Eurocities, representando o contributo desta rede para a Conferência das Nações Unidas sobre o Clima, que vai decorrer em Copenhaga, Dinamarca, entre 07 e 18 de Dezembro.
"Esta acção reforça o compromisso do município, assumido com a assinatura, pelo presidente Rui Rio, do Pacto dos Autarcas, em Fevereiro deste ano, em Bruxelas", salienta a autarquia.
Com esta acção, o Porto assumiu o objectivo de "redução das emissões de CO2 em mais de 20 por cento até 2020, através da implementação de medidas no domínio da eficiência energética e da promoção de energias renováveis".
A autarquia do Porto destacou também "um outro importante resultado político" do evento de Estocolmo, a assinatura de uma declaração conjunta da Eurocities e da Conferência Norte-americana de Presidentes de Câmara sobre as alterações climáticas.