A Autoridade Nacional de Proteção Civil registou, entre as 8horas de sexta-feira e as 7 horas deste sábado, 1.636 ocorrências relacionadas com o mau tempo, que causaram apenas danos materiais.
Corpo do artigo
Entre as 4 e as 7horas deste sábado registaram-se 403 ocorrências.
"As situações foram todas normais. Predominaram as quedas de árvores e de ramos (998) e os distritos mais atingidos foram Coimbra, Porto e Braga, por esta ordem", disse à Lusa o adjunto das operações nacionais da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Miguel Cruz.
O responsável disse ainda que se registaram "situações pontuais de desalojados resultantes de pequenas inundações e de quedas de coberturas".
A Proteção Civil colocou na sexta-feira em alerta laranja o dispositivo de operações de proteção e socorro em oito distritos de Portugal Continental (Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa e Setúbal) devido ao agravamento das condições meteorológicas.
Por seu lado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou 15 distritos portugueses sob aviso vermelho, o mais grave numa escala de quatro, entre as 6 e as 12 horas, devido à previsão de ventos fortes.
Queda de árvore em Coimbra
A queda de uma árvore, em Coimbra, na Quinta da Maia, devido ao mau tempo, "provocou danos materiais em três veículos ligeiros, estacionados no local".
A chuva, que nas últimas horas se tem feito sentir "com alguma intensidade" e "as rajadas de vento, por vezes fortes", são as causas "prováveis do acidente", adiantou fonte dos Bombeiros de Coimbra.
Os Bombeiros Sapadores de Coimbra foram igualmente chamados a intervir, durante a noite, em Coselhas, também na área urbana da cidade, para resolverem "duas situações de inundações da via pública", provocadas pela chuva, acrescentou a mesma fonte.
Na Estrada da Beira (N17), a chuva provocou a "queda de pedras" sobre o piso, mas "sem perturbar muito" a circulação automóvel, pois "as situações têm sido resolvidas pela Estradas de Portugal" com intervenções relativamente rápidas, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Coimbra.