Dezoito concelhos dos distritos de Faro, Setúbal, Santarém, Castelo Branco e Guarda apresentam risco muito elevado de incêndio esta segunda-feira.
Corpo do artigo
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou em risco muito elevado de incêndio os concelhos de Monchique, Loulé e Alcoutim (Faro), Alcácer do Sal, Grândola e Sesimbra (Setúbal), Mação, Sardoal, Vila Nova da Barquinha e Tomar (Santarém), Vila de Rei, Sertã, Oleiros, Covilhã e Belmonte (Castelo Branco), Guarda e Sabugal (Guarda).
Vários concelhos dos distritos de Faro, Setúbal, Lisboa, Évora, Beja, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Coimbra, Leiria, Santarém, Vila Real, Viseu e Bragança estão também em risco elevado de incêndio.
O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.
O cálculo é feito com base nos valores observados às 13 horas de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
No domingo, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 35 incêndios, que foram combatidos por 786 bombeiros, com o apoio de 196 veículos.