De Fátima ao Web Summit em apenas três anos. O Click To Pray, uma aplicação criada por portugueses, com orações destinadas aos católicos, vai estar na feira de tecnologia, em Lisboa, entre 6 e 9 de novembro.
Corpo do artigo
A aplicação, disponível para IOS e Android, e com presença nas redes sociais, tem orações preparadas para diferentes momentos do dia, em várias línguas, e algumas delas elaboradas pelo Papa. Começou por ser uma iniciativa do Secretariado Nacional do Apostolado da Oração e foi lançada em Fátima, em 2014.
"Atualmente, em termos globais, o Click To Pray, tem uma comunidade de utilizadores nas várias plataformas de 260 mil pessoas", explica, ao JN, o padre jesuíta António Valério, um dos mentores do projeto. O sucesso da iniciativa não passou despercebida ao Vaticano e, em março de 2016, o Click To Pray passou a ser a plataforma oficial da Rede Mundial de Orações do Papa. "Agora é o serviço oficial do Vaticano por difundir no mundo inteiro os desafios que o Papa coloca à Igreja e ao mundo em cada mês", explica António Valério.
A participação na We Summit surge, assim, como uma oportunidade para"encontrar interessados em desenvolver parcerias, investimentos ou colaborações". "Creio que o facto de ser uma aplicação religiosa com impacto significativo de utilização de pessoas de todo o mundo unidos numa mesma causa, e com uma ligação direta a uma instituição do Vaticano terá favorecido esta presença", admite
Em Roma e a pensar nos mais jovens
Com o selo do Vaticano, a gestão do projeto deixou de ser feita em Portugal e passou para Roma, onde se constituíram equipas que trabalham a gestão das várias línguas: para além do português, o espanhol, inglês, francês e alemão também integram o projeto. "Numa primeira etapa, trabalhavam para a aplicação 30 pessoas. Agora, são cerca de 80 a trabalharem na gestão do site, da aplicação e das redes sociais", explica o jesuíta.
Para o padre, este tipo de aplicações fazem parte do futuro da Igreja e constituem uma nova forma de fazer chegar a mensagem aos fiéis. "As pessoas que têm fé vivem no mundo de hoje nos ambientes e circunstâncias em que todos vivemos. Assim, a utilização de plataformas digitais é uma realidade à qual a Igreja e as suas instituições não poderiam passar indiferentes ou ficar de fora", revela.
O sucesso destas e outras iniciativas tem demonstrado que se tem acertado em "dar aos fiéis boas ferramentas que os ajudam a viver o compromisso cristão no contexto normal do dia". "Naturalmente, estas plataformas ajudam as pessoas a aproximar-se da Igreja, pela novidade que trazem e a surpresa que podem criar", defende António Valério.