O Jogo ao Vivo

nacional

Cavaco Silva faz roteiropela participação juvenil

Cavaco Silva faz roteiropela participação juvenil

Cavaco Silva vai fazer um roteiro presidencial dedicado à juventude. O presidente da República não quer deixar cair da agenda o tema que abordou no discurso de 25 de Abril, tendo defendido ontem, no final do encontro "Os Jovens e a Política", que "a formação cívica é essencial para a qualidade da democracia".

Depois de um dia em que 31 representantes de associações juvenis debateram, no palácio de Belém, a participação dos jovens na política local, nacional e internacional, Cavaco ouviu várias recomendações, designadamente a de promover um roteiro para a juventude.

Outras recomendações feitas destinaram-se ao Governo, designadamente para que promova apoios às organizações associativas e integre a formação cívica nos planos curriculares. Ao nível local, foi também sugerido que as câmaras municipais estimulem conselhos locais de juventude e que apoiem as associações na formação dos seus líderes.

A sugestão feita unanimemente foi a de se promover a educação para a cidadania. Cavaco Silva prometeu dar conta a todos os órgãos de soberania das conclusões do dia de reflexão em torno da participação juvenil.

"São conclusões que devem ser conhecidas por todos aqueles que se preocupam com a qualidade da nossa democracia e não se resignam à fatalidade", disse o presidente da República. "Os jovens actuais devem dar um contributo decisivo", acrescentou, considerando a iniciativa de ontem "um agitar das águas".

Além do roteiro, Cavaco prometeu fazer o balanço dos trabalhos, nomeadamente através da avaliação do impacto das sugestões feitas nos agentes políticos nacionais e locais.

PUB

O estudo encomendado por Cavaco Silva à Universidade Católica sobre "Os Jovens e a Política" é taxativo "Quer de um ponto de vista absoluto quer comparativo, é notória a insatisfação dos portugueses com o funcionamento da democracia (...)" que tendem a ser cépticos quanto à eficácia da participação política dita "convencional".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG