Desaparecer de um qualquer relacionamento de forma inesperada e sem deixar rasto ou explicação deixa marcas profundas na pessoa que é abandonada. Plataforma portuguesa de encontros quer minimizar o comportamento e os danos e anuncia sistema de lembretes para contrariar prática
Corpo do artigo
A 'app' de encontros portuguesa Deepbond anuncia um novo serviço de notificações anti-ghosting. Trata-se de "lembretes enviados sobre conexões que estão prestes a expirar (12 horas antes do fim) e conversas que aguardam resposta há mais de 24 e depois 72 hora", refere o comunicado enviado às redações. De acordo com a nota enviada pela plataforma, este sistema "dá oportunidade a cada utilizador de retomar o contacto - ou de encerrar a conversa de forma consciente, permitindo que a outra pessoa siga em frente".
O ghosting é uma prática segundo a qual um elemento de um relacionamento - seja qual for a natureza do mesmo - desaparece de forma absolutamente inesperada e sem qualquer explicação ou sem deixar rasto. Prática que tem vindo a crescer com o advento das plataformas de encontros, esta atitude deixa muitas vezes marcas de tristeza, perturbação e até mesmo de rejeição.
O aplicativo português nascido em Braga com o propósito de juntar pessoas que partilhem entre si gostos, valores e atividades, crê que este sistema de alertas irá ajudar a diminuir o impacto gerado por este comportamento e a responsabilizar os intervenientes. "Na Deepbond acreditamos que, quando duas pessoas se ligam, merecem uma oportunidade real de se conhecer. Os lembretes anti-ghosting foram criados para ajudar a dar continuidade às conversas no momento certo - sem pressões, mas também sem deixar boas ligações desaparecerem em silêncio", justifica o diretor-geral e fundador da aplicação. Miguel Vieira diz "querer que cada utilizador sinta que o seu tempo é valorizado e que as suas conexões têm espaço para crescer com intenção".
Neste momento, e tal como informa a empresa, estão já disponíveis sistemas que dão aos utilizadores que fazem match entre si "24 horas para iniciarem", "prazo que evita matches esquecidas e garante que só ficam as pessoas realmente disponíveis para conversar". A app prevê também uma janela de "cinco dias para conversar". "Depois da primeira mensagem, a conversa fica ativa durante 5 dias. É tempo suficiente para perceber se existe interesse mútuo, sem que a ligação se arraste indefinidamente. Estes limites existem para proteger o tempo dos utilizadores, valorizar cada conexão e garantir que a experiência na Deepbond é feita de encontros reais - não apenas de matches acumulados", lê-se no comunicado.