E se a maneira como estivermos a cozinhar os legumes estiver errada? Chef espanhola galardoada com uma estrela Michelin, Begoña Rodrigo, diz que sim, explica as razões e revela o que deve ser mudado
Corpo do artigo
É considerada a segunda melhor chef do mundo a manusear vegetais e fruta, segundo o guia We’re Smart 2023, e revela que andamos a cozinhar de forma errada. Em declarações à revista Elle, a chef valenciana Begoña Rodrigo sugere o que deve ser alterado o quanto antes. “Há uma coisa que eu sei que toda a gente faz e não devia: descascar os legumes para os cozinhar”, refere.
Por exemplo, a cenoura deve ser cozida antes e só depois, mesmo que esteja al dente, é que lhe deve ser retirada a casca, considera a especialista e vencedora do concurso de culinária Top Chef, em 2013. Adianta, aliás, que dever-se-ia fazer o mesmo com a batata, abóbora, beterraba, beringela.
Begoña Rodrigo vinca que “quando se tira a casca antes da cozedura, perdem-se todas as propriedades”, nomeando vitaminas, minerais e antioxidantes que se concentram na pele ou nas camadas mais exteriores dos vegetais.
Mesmo os que resistem nos alimentos para lá da remoção física, estarão depois no interior mas mais vulneráveis quando sujeitos ao calor, à água e ao oxigénio. Um processo que se amplia também, segundo a chef, ao sabor e textura dos alimentos.