
Foto: Instagram/Fernanda Serrano
A atriz Fernanda Serrano falou abertamente sobre os cuidados que a saúde íntima feminina requerem quando chega a perimenopausa, a menopausa e por quem passa por tratamentos oncológicos. Tema gerou polémica e rosto da TVI critica quem não entende a pertinência do tema.
Corpo do artigo
Os cuidados com a saúde íntima feminina ganham especial força quando as mulheres começam a atravessar fases como a perimenopausa, a menopausa e, em particular, quando são sujeitas a diagnóstico de cancro e a tratamentos oncológicos invasivos que afetam o bem-estar, qualidade de vida e sexualidade. Fernanda Serrano esteve no programa da TVI Dois às 10 a abordar de forma frontal estes temas por querer trazer luz matérias que ainda vivem na sombra e que são precisos esclarecer, recebendo críticas por isso.
Em nota publicada no Instagram, a atriz da TVI condenou "comentários brejeiros que apenas reforçam o preconceito que quis precisamente combater". "Tive a oportunidade de conversar com a Cristina [Ferreira] e o Cláudio [Ramos] sobre um tema muito sério e, até há pouco tempo, desconhecido para muitas de nós: a saúde íntima feminina", começou por escrever.
"Falámos de um universo ainda recente, onde hoje existem várias soluções capazes de tratar questões de saúde que afetam profundamente a qualidade de vida da mulher - em especial após tratamentos oncológicos, mas também na perimenopausa e na menopausa. Foram partilhadas informações, soluções e tratamentos preventivos, com o objetivo de dar visibilidade a um tema que continua a ser tabu", prosseguiu.
Na conversa que teve no programa matutino da estação de Queluz de Baixo, na qual Fernanda Serrano esteve ao lado da médica Mónica Gomes Ferreira, a atriz referiu que, "a partir de uma consulta de ginecologia normal", encontrou "um universo totalmente novo". "Podemos preparar esta fase da perimenopausa, menopausa, tratamentos de carcinoma da mama e pós-oncológicos e efeitos colaterais adversos e que podem ser mascarados, melhorados com uma série de tratamentos", afirmou no momento em que esteve em estúdio.
"Falámos de forma séria e responsável porque acredito que é fundamental abrir espaço para estas conversas. A saúde íntima feminina, sobretudo a partir dos 40 anos e em mulheres que passaram por tratamentos oncológicos - como foi o meu caso -, merece atenção, comunicação e cuidado", detalhou depois a atriz nas suas redes sociais.
A atriz criticou quem não compreende a pertinência do tema e quem escolhe "distorcer o que foi dito, transformando uma conversa informativa e necessária num título sensacionalista, alimentando comentários brejeiros que apenas reforçam o preconceito que quis precisamente combater"."Os 'palhaços de serviço' de sempre - já bem conhecidos - voltaram a transformar uma informação bonita e necessária em motivo de troça", acrescentou na menagem de Instagram.
Fernanda Serrano reitera que vai "continuar a falar de saúde, bem-estar, autoconhecimento e dignidade feminina" e desmente categoricamente ter abordado "procedimentos" ou "vaidade". E lembra: "se queremos uma sociedade mais informada e menos preconceituosa, temos de conseguir falar de saúde íntima feminina sem vergonha, sem julgamentos e, sobretudo, sem clickbaits."

