Presidente do F. C. Porto faz hoje 85 anos, grande parte dedicados ao clube do coração. Eis o abecedário do líder e criador dos dragões.
Corpo do artigo
O decano dos presidentes de clubes portugueses completa hoje 85 anos, quase metade (40), como líder do F. C. Porto. Nasceu no "Dia dos Santos Inocentes" e há muito ganhou o direito a ser chamado de "Papa", alcunha predileta dos portistas, em honra à sabedoria com que tem dirigido o clube. Se há um antes e um depois de Pinto da Costa na instituição, a longa corrida do líder e criador dos dragões dá para preencher um abecedário inteiro e ainda fica muito por escrever.
A - Alexandre Pinto da Costa
O filho mais velho
Alexandre tem 57 anos e é fruto do casamento do presidente com Manuela Carmona Graça. É empresário de futebol e, nos dragões, tem apenas a condição de associado do clube.
B - Burguesia
Comércio e cultura
O quarto de cinco irmãos nasceu em Cedofeita, Porto, no seio de uma família da burguesia tradicional portuense. O pai era comerciante e a família, ligada à cultura, chegou a ser proprietária do Teatro São João, na Praça da Batalha.
C - Colégio das Caldinhas
Estudos jesuítas
Fez a primária no Colégio Almeida Garrett, no Porto, e paralelamente teve aulas particulares de inglês e francês. Aos 10 anos vai para o Colégio das Caldinhas, em Santo Tirso, de índole jesuíta.
D - Dragão
Adeus aos "andrades"
Partiu dele a adoção da designação "dragões" em vez de "andrades". Substituiu uma versão pejorativa, relacionada com o nome do senhorio de um antigo campo que o clube alugara no Ameal por uma referência no emblema da cidade.
E - Eleição
15 vitórias seguidas
Foi eleito presidente do F. C. Porto a 17 de abril de 1982. Com a época 1981/82 a correr mal ao clube, um grupo de sócios convenceu-o a candidatar-se à presidência. Aceita e vence sem oposição. Foi o primeiro de 15 mandatos seguidos.
F - Futebol
Líder de departamento
Iniciou funções na modalidade, em 1976, como chefe de departamento de futebol. Para o efeito comprometeu-se a fazer parte da lista de Américo de Sá, então presidente, como diretor da modalidade.
G - Guarda-redes
À baliza em Gaia
Já jogara futebol no colégio, mas, numa carreira relativamente modesta como jogador, chegou a defender a baliza do Sporting de Coimbrões, de Gaia. Foi ainda central do F. C. Infesta (Matosinhos).
H - Hóquei em patins
A entrada no clube
Foi seccionista da modalidade e foi assim que, na década de 60, entrou no F. C. Porto, integrando a Direção presidida pelo banqueiro Afonso Pinto Magalhães. Foi ainda seccionista de hóquei em campo e de pugilismo.
I - Ironia
Uma arma clássica
É uma das características que possui. Tão depressa puxa pela ironia nos momentos vitoriosos do clube, como em situações menos positivas consegue "dar a volta" a questões delicadas, com um apurado sentido irónico.
J - Joana Pinto da Costa
Marketing e televisão
Em 1987 nasceu a primeira filha do presidente, fruto do relacionamento com Filomena Morais, que tinha sido secretária do líder portista. Joana já fez vários trabalhos no marketing do clube e foi apresentadora do "Porto Canal".
K - Karma
Portista de família
O karma de ser portista por influência da família. Em 1953, a avó materna ofereceu-lhe o primeiro cartão de sócio. É por influência do tio Armando Pinto, que tinha sido presidente do Famalicão, que começou a interessar-se por futebol.
L - Largos dias têm 100 anos
Frase histórica
A frase que mudou a história do F. C. Porto, proferida numa tertúlia de amigos. Serviu de mote para recuperar José Maria Pedroto, então no Boavista, a voltar ao clube. Deu ainda o título à autobiografia do presidente, publicada em 2005.
M - Mãe
A conversa decisiva
A progenitora foi quem, em 1982, o entusiasmou a ser líder do F. C. Porto. Convenceu-o a aceitar o desafio de um grupo de sócios, vincando tratar-se de uma paixão desde pequeno. Uma conversa que, confessou mais tarde, foi decisiva.
N - Netos
Tatuagem do ídolo
A ligação aos netos é forte e o sentimento é recíproco. Um deles, Nuno, filho mais velho de Alexandre, tatuou num braço uma assinatura do ídolo: o avô, juntamente com a respetiva data de nascimento: 28/12/1937.
O - Orgulho
Norte e Invicta no top
Tem orgulho de ser do Norte e da cidade Invicta. "O F. C. Porto é a paixão assolapada de uma cidade, de uma região. É, sobretudo, um sentimento", frisou o próprio, em novembro passado, num evento da Liga Portugal.
P - Poesia
Declamar aos amigos
Adora declamar junto dos amigos. Em tertúlias pela cidade Invicta e também na tradicional festa dos "Dragões de Ouro" são frequentes as declamações de poesia que protagoniza. José Régio é um dos autores que mais aprecia.
Q - Quota
1,55% em ações
O líder dos azuis e brancos possui 1,55% do capital social da Sociedade Anónima Desportiva (SAD) do F. C. Porto, percentagem que equivale a mais de 233 mil ações. Assumiu a presidência em 1997.
R - Regionalização
Combate centralismo
É um dos grandes defensores da regionalização, mas repetidamente tem afirmado não acreditar na concretização de algo que consta na Constituição. Ainda assim, mantém o combate de sempre ao centralismo.
S - Sérgio Conceição
Carinho por "afilhado"
O atual treinador e antigo futebolista do F. C. Porto é repetidamente elogiado pelo líder do clube. Considera-o um afilhado e com frequência compara-o a José Maria Pedroto, histórico técnico dos dragões.
T - Títulos
Só no futebol são 67
É o presidente com mais títulos da história do futebol. Já festejou a conquista de 67 troféus na modalidade, sete dos quais internacionais. Destaque, natural, para os títulos de campeão europeu em 1987 e 2004.
U - ÚNICO
"Penta" sem réplica
A conquista do pentacampeonato é uma proeza inigualável em Portugal . O feito foi concretizado de 1994/95 a 1998/99. Os rivais Sporting e Benfica foram só "tetras".
V - verão quente
Vence luta interna
Em 1980, após o primeiro "tri" ter fugido, o clima interno no clube não era bom. Vários jogadores deram sinal que estavam com Pinto da Costa, na guerrilha com o então presidente Américo de Sá. Acabaria por voltar, pela porta grande.
W - Workaholic
Trabalhador incansável
Foi à custa da capacidade de trabalho que colocou o F. C. Porto ao nível de um dos principais emblemas europeus. Diz tratar-se de um "cidadão normal", mas, aos 85 anos, continua a dedicar diariamente largas horas ao clube.
X - Xadrez
Negociador nato
É um estratega e tido como negociador implacável. Não falta quem lhe reconheça a característica, até além-fronteiras, como foi o caso do líder do Lyon, Jean-Michel Aulas. Procura sempre ir bem documentado para uma negociação.
Y - Yokohama
Penáltis valem "bis"
Foi a cidade japonesa onde o F. C. Porto, em 2004, garantiu a conquista da segunda Taça Intercontinental de futebol, numa vitória frente ao Once Caldas (Colômbia), no desempate nos penáltis.
Z - Zangas
Líderes em xeque
Teve várias zangas na presidência, com os mais diversos líderes e não só desportivos. De João Rocha (Sporting), a Vale e Azevedo (Benfica), passando por Rui Rio (Câmara do Porto) e, mais recentemente, Frederico Varandas (Sporting).