Árbitro e assistente do Santa Clara-Sporting vão ser punidos pelo Conselho de Arbitragem

João Gonçalves foi o árbitro do Santa Clara-Sporting
Foto: Lusa
Conselho de Arbitragem ficou desconfortável com o lance que permitiu ao Sporting ganhar ao Santa Clara (1-2), nos Açores, sabe o JN. Árbitro e assistente ajuizaram um pontapé de canto a favor dos leões, quando deveriam ter assinalado pontapé de baliza. Lance é evidente, mas não podia merecer intervenção do VAR.
O Conselho de Arbitragem (CA) prepara-se para punir o árbitro João Gonçalves e o assistente Ângelo Pinheiro, que estiveram no centro da polémica do jogo entre o Santa Clara-Sporting, ao assinalarem um pontapé de canto inexistente que daria o golo da vitória aos leões (1-2). Segundo apurou o JN, ambos deverão ficar de fora nas próximas jornadas do campeonato, fazendo jus ao novo modelo implementado na arbitragem.
Leia também Afinal, porque é que o VAR não interferiu no lance que deu o golo ao Sporting nos Açores?
De acordo com informações recolhidas pelo nosso jornal, o CA ficou desconfortável com o lance nos Açores e não pactuará com situações tão evidentes que possam prejudicar os intervenientes do jogo. É dentro dessa premissa que tanto o árbitro como o assistente serão afastados nos próximos tempos como forma de serem responsabilizados por uma análise manifestamente errada, que levou o Sporting a vencer o jogo, graças a um golo marcado por Hjulmand, aos 90+4 minutos.
As imagens televisivas são claras e mostram que o pontapé de canto é inexistente. No entanto, recorde-se, o VAR não pode chamar o árbitro à atenção por se tratar de um lance que não está contemplado no protocolo, já que não se tratou de golo, penálti, comportamento para expulsão ou engano na amostragem de cartões. Pontapés de canto e livres, mesmo precedendo golos, estão fora da análise do videoárbitro.

