Nas últimas épocas, o Sporting tem sido bem sucedido nas fases de grupos das competições da UEFA. A equipa leonina inicia depois de amanhã, quinta-feira, em Lille, mais uma participação na Liga Europa, à procura de repetir a boa campanha da temporada passada.
Corpo do artigo
Foi na segunda mão do play-off de acesso à Liga Europa que o Sporting realizou a melhor exibição da presente época, quando derrotou o Brondby, na Dinamarca, por 3-0, num jogo em que foi capaz de dar a volta à complicada desvantagem de dois golos que levou de Alvalade. De resto, os ares europeus têm sido bons para a equipa lisboeta, que na época passada conseguiu resultados bastante aceitáveis na Liga Europa, competição em que chegou aos oitavos-de-final e da qual foi eliminada sem perder qualquer jogo da eliminatória com o Atlético de Madrid (0-0 e 2-2), que viria a conquistar o troféu.
Nas duas temporadas anteriores, os leões também foram bem sucedidos nas fases de grupos das provas europeias que disputaram, tendo alcançado o apuramento para os oitavos-de-final da Champions, em 2008/09, e atingido os quartos-de-final da Taça UEFA, em 2007/08, caindo aos pés do Glasgow Rangers, que nesse ano perderia a final da competição para o Zenit. Também em função desse registo positivo do passado recente, a equipa de Paulo Sérgio entra com ambições nesta Liga Europa, depois de ter ultrapassado dois testes nórdicos (Nordsjaelland e Brondby) nas pré-eliminatórias.
O jogo de depois de amanhã, quinta-feira, com o Lille, em França, abre a participação no Grupo C, no qual também estão o Levski de Sófia e o Gent, mas surge numa semana particularmente complicada em Alvalade, depois do decepcionante empate a zero de sábado passado com o Olhanense, e antes do sempre apetecível dérbi com o Benfica, marcado para domingo à noite (20.15 horas, SportTV), no Estádio da Luz.
Recorde-se que o Lille ainda não perdeu qualquer jogo nesta temporada, tendo festejado a primeira vitória na Liga francesa no passado fim-de-semana, na deslocação ao terreno do Lens (4-1), após quatro empates seguidos nas primeiras quatro jornadas.