O Benfica reencontra o Bayer Leverkusen em jogo das competições europeias, 19 anos depois de as "águias" terem realizado frente aos alemães, na extinta Taça das Taças de futebol, um dos duelos mais memoráveis da sua história europeia.
Corpo do artigo
Na época de 1993/94, Benfica e Bayer Leverkusen começaram por empatar a um golo no antigo Estádio da Luz e foi na segunda mão que se assistiu a um dos jogos mais emotivos no futebol europeu, com um invulgar 4-4.
Os alemães chegaram a estar a vencer por 2-0, depois por 2-1 e tiveram a eliminatória na mão, mas o Benfica virou para 2-2, 2-3 e 3-3, num jogo que estava longe de parecer sentenciando.
O Leverkusen voltaria a estar à "porta" do apuramento (4-3), mas o Benfica ainda teria fôlego -- num jogo de parada e resposta - para fazer o 4-4 nos minutos finais, com o médio russo Kulkov a marcar o seu segundo golo no jogo.
Em fevereiro será o reencontro nos 16 avos de final da Liga Europa, a prova que veio substituir a Taça UEFA, com um Benfica provavelmente menos forte no capítulo europeu e um Bayer Leverkusen que mantém o seu crescimento.
Os alemães, que chegaram a vencer a Taça UEFA em 1987/88, foram finalistas vencidos da Liga dos Campeões em 2001/02 (derrota com o Real Madrid), mas continuam a ter a nível interno o "cognome" de "os quase campeões".
A razão está no facto de o clube nunca ter conquistado a "Bundesliga", mesmo naquele que é o seu melhor período, e resignar-se a cinco "conquistas" do segundo lugar, nas épocas de 1996/97, 1998/99, 1999/2000, 2001/02 e 2010/11.
A equipa é treinada pelo antigo defesa finlandês Sami Hyypiä, de 39 anos, que enquanto jogador saiu do Liverpool e realizou as duas últimas épocas da sua carreira no Bayer Leverkusen, no qual se viria a tornar adjunto em 2011/12.
No plantel, Hyypia conta com alguns "influentes" do futebol germânico, nomeadamente ao nível da seleção, como são os casos do goleador Stefan Kiessling e de André Schürrle, ambos avançados, ou do médio Lars Bender.
No campeonato parece uma vez mais que se terá que contentar com nova posição "secundária", terminada que está a primeira volta, com o Bayern Munique na frente, com 42 pontos, mais nove do que a equipa de Leverkusen.
A eliminatória entre Benfica e Bayer Leverkusen está agendada para 14 e 21 de fevereiro, primeiro na Alemanha e depois no Estádio da Luz, em Lisboa.