Canarinhos têm 28 casos positivos, entre jogadores, treinadores e staff, e devem avançar com pedido de adiamento do encontro de sábado com os dragões. Ao todo, há 14 clubes da Liga com atletas infetados.
Corpo do artigo
Está em perigo a realização do Estoril-F.C. Porto de sábado. Depois de 10 resultados positivos iniciais, os canarinhos viram na segunda-feira o número de infeções por covid-19 aumentar para 28, entre jogadores, equipa técnica e restante staff. Numa primeira fase, os jogadores da equipa sub-23 não estavam incluídos no surto, mas os mais recentes testes já envolvem jogadores desta equipa, pelo que o cenário complicou-se bastante e levou os responsáveis do Estoril a ponderarem o pedido de adiamento do encontro frente aos dragões, sábado (18 horas), sendo esperada uma decisão durante o dia desta terça-feira.
14458336
Recorde-se que a última alteração ao regulamento da Liga, depois do encontro em que Belenenses SAD se apresentou com nove jogadores frente ao Benfica, no final de novembro, impossibilita o arranque de um jogo se alguma equipa não contar com 13 jogadores, onde se inclui pelo menos um guarda-redes.
Sobre o cenário do possível adiamento do encontro, o artigo 42 do regulamento da Liga diz que os jogos adiados da primeira volta, na qual se inclui a 17.ª jornada, "têm de ser realizados obrigatoriamente no decurso das seis semanas que se seguirem à data inicialmente fixada para o jogo, salvo casos de força maior devidamente comprovados e reconhecidos pela Liga".
14457018
O Famalicão-Belenenses SAD foi o último encontro a ser adiado, depois de um surto nos famalicenses. Estava previsto para 29 de dezembro, mas será jogado a 13 de janeiro. Também o Vizela-Belenenses SAD e o Tondela-Moreirense, jogados domingo e segunda-feira, respetivamente, foram remarcados.
De resto, o Estoril é neste momento o caso mais complicado no campeonato, mas poucas são as equipas que fogem ao vírus. Só Belenenses SAD, Santa Clara, Gil Vicente e Paços de Ferreira não têm infeções ativas entre atletas. O Famalicão está neste momento a sair do surto que o afetou no final de dezembro, com os jogadores a deixarem o isolamento.
Entre os grandes, o Sporting está a contas com dois infetados, Tabata e Ugarte, mas o uruguaio está prestes a voltar aos trabalhos. No Benfica, Grimaldo é o único infetado e o F. C. Porto continua a trabalhar sem Luis Díaz. Casos mais complicados são também os de Tondela, com cinco infetados, e V. Guimarães e Braga, ambos com quatro jogadores com covid-19.