O finlandês Jari-Matti Latvala (Ford) confirmou, este domingo, o triunfo no Rali da Grã-Bretanha, última etapa do Mundial, num dia em que o campeão mundial, o francês Sebastien Loeb (Citroen), foi forçado a desistir.
Corpo do artigo
Numa altura em que era segundo da geral, a sete segundos de Latvala, Loeb teve um acidente numa ligação e acabou por ser forçado a desistir.
O francês já tinha garantido o oitavo título mundial consecutivo na sexta-feira, ao beneficiar da desistência do finlandês Mikko Hirvonen (Ford).
Com a desistência do gaulês, a Ford conseguiu colocar, pela segunda vez esta temporada, três pilotos no pódio, com Latvala a bater os noruegueses Mads Ostberg e Henning Solberg, que ficaram a 3.42,9 minutos e a 7.05,1, respectivamente.
Latvala, de 26 anos, venceu pela primeira vez o Rali da Grã-Bretanha e conseguiu o quinto triunfo da carreira - o último tinha acontecido na Finlândia, em 2010 - dando à Ford a terceira vitória da temporada.
Após a última prova do Mundial, Loeb ficou com 222 pontos, mais oito que Hirvonen e mais 26 que o francês Sebastien Ojier (Citroen), enquanto Latvala terminou o campeonato na quarta posição, com 172.
O português Armindo Araújo, ao volante de um Mini, subiu uma posição no último dia e acabou a prova no 10.º lugar, a 17.01,6 minutos de Latvala.