O primeiro treino desta semana do F. C. Porto marca o regresso dos internacionais portugueses que participaram no Mundial 2010. Tal como Beto e Rolando, Bruno Alves e Raul Meireles apresentam-se ao serviço, mas o mais provável é que ambos estejam de saída.
Corpo do artigo
André Villas-Boas conta hoje, pela primeira vez desde que assumiu o comando técnico do F. C. Porto, com os quatro jogadores que representaram Portugal no Campeonato do Mundo. Beto, Rolando, Bruno Alves e Raul Meireles têm presença prevista para o treino desta manhã, no Olival, três semanas depois da eliminação lusa, ficando, assim, a faltar apenas os regressos dos uruguaios Fucile e Álvaro Pereira para que o treinador tenha à disposição os seis internacionais que competiram na África do Sul.
O tempo de permanência de Bruno Alves e Raul Meireles no plantel portista deve, no entanto, ser curto, tendo em conta a forte possibilidade de ambos rumarem a clubes estrangeiros nas próximas semanas. Os dois jogadores têm, nos respectivos contratos, cláusulas de rescisão de 30 milhões de euros, mas a SAD azul e branca não fechará a porta a propostas inferiores, desde que os valores em causa sejam atractivos, até porque conta realizar encaixes financeiros importantes até ao fecho da janela de transferências, marcado para 31 de Agosto.
Na semana passada, foi tornado público o interesse do Zenit no central, mas os 15 milhões de euros que o clube russo estaria na disposição de pagar foram considerados insuficientes pelos dirigentes azuis e brancos, que pretendem fazer um negócio na ordem dos 25 milhões. Tal como acontecia há um ano, Bruno Alves tem a cotação em alta em diversos mercados, sobretudo o francês e o espanhol, e até já teve o nome associado à lista de preferências do Real Madrid, pelo que é muito natural que, em breve, surjam propostas mais tentadoras para os cofres dos dragões.
Graças às boas exibições realizadas no Mundial, Raul Meireles adquiriu um estatuto que ainda não tinha a nível internacional, e a hipótese de saída do F. C. Porto ganhou consistência com a contratação de João Moutinho, um jogador que ocupa terrenos parecidos no meio-campo. O médio estará na mira de clubes ingleses, com o Chelsea à cabeça, mas à SAD portista ainda não chegaram propostas concretas, como foi revelado por Pinto da Costa, na semana passada, durante a cerimónia de abertura da Taça do Mundo de bilhar.
Ainda à espera de Walter...
Ainda não foi ontem que o F. C. Porto oficializou a contratação de Walter, apesar de o dianteiro ter praticamente tudo acertado para assinar por cinco temporadas e de já ter estado, anteontem, na bancada VIP do Estádio do Dragão a assistir ao jogo entre a equipa portista e o Ajax. Orçada em 3,5 milhões de euros, a transferência do avançado (ex-Internacional de Porto Alegre), que depois de amanhã completa 21 anos, deverá ser concretizada esta semana, a tempo de o brasileiro marcar presença na apresentação do plantel portista aos adeptos, agendada para domingo, antes do jogo particular com a Sampdória, cujo pontapé--de-saída acontecerá às 19 horas.
Nessa festa não irão participar os jogadores que, a partir dos próximos dias, deixarão de treinar no Olival, devido ao regresso dos "mundialistas", e que serão cedidos por uma época a outras equipas da Liga. O guarda-redes Ventura, o central André Pinto e o lateral-esquerdo David Addy, que rumará à Académica, fazem, de certeza, parte dessa lista. Recorde-se que André Villas-Boas pretende contar com um plantel de 25 ou 26 jogadores, pelo que o grupo à disposição do técnico terá ainda de emagrecer bastante até ao início da época, com mais dispensas e transferências.