O treinador José Mourinho revelou hoje a sua ambição em juntar a conquista do seu terceiro título de campeão da Europa com o 10.º triunfo do Real Madrid na mais importante prova mundial de clubes.
Corpo do artigo
"O Real Madrid quer tanto a décima como eu a terceira. Não me parece que seja diferente. Mas sabem, tal como eu, que é muito difícil consegui-lo. Há um grupo de sete ou oito equipas que podem ganhar, com estrutura para o conseguir", vincou o técnico campeão europeu pelo FC Porto (2004) e Inter (2010).
José Mourinho lembrou que esta é apenas a primeira época em que trabalha com este grupo de futebolistas, defendendo que o mais importante, para já, é passar a fase de grupos: "Se o fizermos neste período difícil e chegarmos aos oitavos de final, seremos muito mais fortes do que atualmente. Por isso, o nosso desafio é qualificar-nos".
"A Liga dos Campeões é a competição que todos querem ganhar. É a mais difícil. Não se pode comparar com um campeonato do Mundo, porque as equipas são mais 'equipas' do que as seleções. É um nível de qualidade incrível, por isso é o máximo para qualquer clube ganhar", vincou.
Para atingir o máximo, a equipa precisa do apoio dos adeptos, algo que Cristiano Ronaldo pediu esta semana, desafiando-os a gastar tantas energias a animar os atletas como a que despendem a assobia-los, como aconteceu frente ao Osassuna.
"Quem paga pode fazer o que quiser. Quem trabalha num clube como o Real Madrid tem de trabalhar e aceita-lo. Quem está há algum tempo no futebol como eu, nada surpreende, entende tudo sem qualquer problema", desvalorizou.
Mourinho aproveitou para defender Cristiano Ronaldo: "É um rapaz que não critica os adeptos, que faz o seu jogo e joga o seu futuro como futebolista para estar sempre com o Real Madrid, até em situação de risco para ele. Pede apoio e que os fãs estejam unidos. Pede comunhão de objetivos entre jogadores e adeptos. Só falou de um modo positivo".
"É um jogador que sabe que pode marcar a diferença, sabe que a equipa precisa de si e quer dar sempre o melhor. Exige sempre mais e mais de si próprio. Não vejo isso como algo negativo", comentou.
Cristiano Ronaldo também falou no "feeling" de que o Real Madrid vai conquistar um título importante este ano, mas Mourinho preferiu destacar a "confiança" no seu trabalho e na equipa que trabalha consigo, "principalmente os jogadores".
"Tenho fé. Acredito que vamos ganhar, pois confio no meu trabalho e no dos jogadores. Depois o Real Madrid tem uma história na Liga dos Campeões e eu também tenho. Se as juntarmos, é normal que tenhamos sensações positivas", concluiu.
Para a estreia na Liga dos Campeões, frente ao Ajax, José Mourinho convocou todos os atletas disponíveis, pois não pode contar com Kaka, Gago, Albiol e Ezequiel Garay.
A lista inclui os nomes de Iker Casillas, Dudek, Adán, Carvalho, Pepe, Sergio Ramos, Mahamadou Diarra, Cristiano Ronaldo, Karim Benzema, Lass, Esteban Granero, Marcelo, Xabi Alonso, Mateos, Sergio Canales, Álvaro Arbeloa, Gonzalo Higuain, Pedro León, Ángel Di María, Mesut Ozil e Sami Khedira.