O ciclista cazaque Alexandre Vinokourov (Astana) ganhou esta quarta-feira a terceira de seis etapas da Volta ao País Basco, com um ataque final demolidor, enquanto o espanhol Joaquin "Purito" Rodriguez (Katusha) recuperou a liderança da corrida.
Corpo do artigo
"Vino" arrancou do pelotão a dois quilómetros da meta, ultrapassou os poucos "sobreviventes" das várias fugas do dia e concluiu a mais longa tirada da prova basca em 4:20.38 horas, oito segundos à frente dos restantes favoritos, após 180 quilómetros, entre Villatuerta e Zuia-Murgia.
Na discussão pelos outros lugares do pódio, o espanhol Óscar Freire e o colega de equipa alemão na Rabobank Paul Martens alcançaram a segunda e a terceira posições, respeptivamente.
Rodriguez chegou na 10.ª posição, também a oito segundos de Vinokourov, mas fez melhor do que o alemão da RadioShack Andreas Klöden (19.º), e que o compatriota e campeão olímpico Samuel Sanchez (Euskaltel), arrebatando o topo da classificação geral.
Sérgio Paulinho (RadioShack), o único corredor português em prova, que já tinha cedido 8.34 minutos, cruzou a linha de meta 8.23 minutos depois de Vinokourov, enquanto o italiano Ivan Basso (Liquigas) abandonou.
"Purito" Rodriguez, Klöden e Sanchez seguem com o mesmo registo, um segundo à frente do norte-americano Chris Horner (RadioShack), ao passo que o canadiano Ryder Hesjedal (Garmin) encabeça um grupo de cinco corredores, com seis segundos de desvantagem.
Quinta-feira, o pelotão vai percorrer a etapa rainha da "Basca", com sete "montanhas" em escassos 100 quilómetros, de um total de 179, entre Eibar e Arrate.