O troço norte da A28 e a A27 "vão ter portagens" mas o início da cobrança não acontecerá em simultâneo com as restantes SCUT, informou fonte da Estradas de Portugal.
Corpo do artigo
Em causa estão duas vias, num total de 51 quilómetros, que integram a concessão Norte Litoral, onde a ligação entre Viana do Castelo e Porto (A28) já é portajada desde 15 de Outubro de 2010.
"A A27 e a A28, até Caminha, também vão ter portagens, mas a cobrança não terá inicio ao mesmo tempo que as restantes SCUT", explicou a fonte da Estradas de Portugal (EP), sem adiantar datas para o inicio da cobrança e justificando a decisão com "questões logísticas", dado que ainda não se encontra instalado qualquer pórtico.
O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, anunciou que a cobrança de portagens nas restantes SCUT, além das três do norte, passará a ser feita até final do mês de Outubro.
Os 25 quilómetros da A27 integram a concessão do Litoral Norte e ligam Viana do Castelo a Ponte de Lima. Para esta autoestrada, o governo socialista chegou a admitir a colocação de três pórticos de cobrança virtual, enquanto que para o troço norte da A28 estavam previstos dois pórticos.
O então secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, justificou o alargamento da cobrança à A27 e à A28, no troço entre Viana do Castelo e Caminha, devido à "exigência" de universalidade pedida pelo PSD.
A concessão Norte Litoral, gerida pela EuroScut, integra cerca de 65 quilómetros da A28 entre Viana do Castelo e Porto, que já são pagos, através de quatro pórticos. Somam-se, agora, 26 quilómetros da A28 entre Viana e Caminha e a A27, ambas ainda isentas de portagens e sem qualquer pórtico instalado.