BCE deixou de aceitar dívida grega como garantia para os bancos emprestarem dinheiro
O Banco Central Europeu deixou de aceitar dívida grega como colateral para os bancos emprestarem dinheiro, anunciou, esta terça-feira, um porta-voz do banco com sede em Frankfurt.
Corpo do artigo
Fontes ligadas ao setor da banca explicaram que a decisão do conselho de governadores do Banco Central Europeu (BCE) tem a ver com o último corte na notação financeira da dívida grega pela Standard & Poor's para um nível de "suspensão seletiva de pagamentos" no curto e longo prazo.
O BCE refere ainda que, apesar de tudo, as obrigações do tesouro conhecidas por "Hellas" poderão ser novamente usadas como colateral a partir de março deste ano.
Nesta data vai começar a ser posto em prática o programa aprovado em julho de 2011 pelos chefes de Estado e de governo da União Europeia (UE), para substituir as obrigações gregas para novos títulos.
A decisão do BCE vai afetar principalmente as instituições financeiras gregas que adquiriram mais dívida helénica e que até agora a apresentavam como garantia para a concessão de crédito.