O clima económico voltou a melhorar em Maio pelo 3º mês consecutivo, mas a confiança dos consumidores manteve-se negativa, em mínimos de dez meses, indicou o Instituto Nacional de Estatística.
Corpo do artigo
De acordo com os números divulgados hoje, sexta-feira, pelo INE, o indicador de clima económico vinha de uma série de quebras, invertendo o ciclo de Fevereiro para Março, e em Abril voltou a subir, encontrando-se agora em Maio perto do equilíbrio, nos -0,1 pontos.
No entanto, a confiança dos consumidores continua a cair e já acumula sete meses consecutivos a piorar, para os -38,3 pontos.
Dentro deste indicador, foram três as componentes que pioraram em Maio (situação financeira no lar, situação económica no país e capacidade de poupar dinheiro nos próximos 12 meses), sendo contrariado por uma ligeira melhoria das perspectivas de desemprego nos próximos 12 meses, que ainda assim se situam nos 54,6%.
Em termos sectoriais, os indicadores de confiança da indústria transformadora e do comércio melhoraram ligeiramente em Maio, apesar de ainda se manterem em terreno negativo, ao passo que a confiança nos serviços degradou-se uma vez mais.