O aumento do IVA para 23% vai ter um "impacto muito grave" nas regiões fronteiriças, advertiu o representante em Elvas da Associação de Comércio, Indústria e Serviços de Portalegre, Fernando Carona.
Corpo do artigo
"Estamos com uma diferença de cinco pontos percentuais relativamente a Espanha, onde o IVA é de 18%. Em regiões fronteiriças como é o caso de Elvas, esta situação vai ter um impacto muito grave", salientou Fernando Carona, em declarações à Agência Lusa.
Quando o IVA aumentou em 1%, recordou, "nós, empresários, ainda podíamos suportar, mas agora com esta nova subida é impossível", garantiu.
O comércio da cidade raiana de Elvas sempre foi procurado por espanhóis, no entanto, com as novas medidas, os empresários locais temem o pior.
"Os espanhóis vão fazer menos compras aqui, porque os bens e serviços são mais caros, e, por outro lado, perdemos também os clientes portugueses porque têm Espanha mesmo ali ao lado, onde podem comprar tudo o que precisam com uma taxa de 18% de IVA", explicou Fernando Carona.
O representante da Associação de Comércio, Indústria e Serviços de Portalegre estima que praticamente todos os serviços serão afectados. "A procura às gasolineiras vai aumentar do lado de Espanha, o comércio em geral, como o vestuário, electrodomésticos e até os grandes distribuidores vão ser penalizados".