<p>A economia portuguesa cresceu no terceiro trimestre em média com zona euro e com a União Europeia ao registar um crescimento de 0,4 por cento, tendo uma evolução mais positiva que os seus principais parceiros comerciais, segundo dados do Eurostat. </p>
Corpo do artigo
Alemanha, Espanha, França e Reino Unido registaram, segundo o Eurostat, uma desaceleração das suas economias no terceiro trimestre face ao anterior. Assim, em cadeia, a Alemanha passou de 2,3 por cento para 0,7 por cento, a Espanha de 0,2 por cento para zero, a França de 0,7 por cento para 0,4 por cento e o Reino Unido de 1,2 por cento para 0,8 por cento, enquanto que Portugal registou 0,2 por cento no segundo trimestre e 0,4 por cento no terceiro.
A economia portuguesa tem também o melhor crescimento entre os países periféricos da zona euro, já que os 0,4 por cento de Portugal compara com a contracção de 1,1% da Grécia e o crescimento de 0,2% da Itália, na variação mensal. Para a Irlanda não há dados disponíveis.
O Produto Interno Bruto (PIB) da zona euro cresceu 0,4% no terceiro trimestre face ao período anterior, o mesmo crescimento registado na União Europeia a 27 países, segundo o Eurostat.
Já na comparação homóloga, o PIB da zona euro cresceu 1,9% e o da União Europeia melhorou 2,1%, uma variação que coloca Portugal abaixo da média ao avançar 1,5%, mas ainda assim uma melhoria de uma décima face ao trimestre anterior.
Comparando com os principais parceiros comerciais, em termos de crescimento homólogo, de Portugal está abaixo da Alemanha (3,9%), França (1,8%) e Reino Unido (2,8%) e acima dos 0,2% da Espanha.