António Mendonça, ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, e Correia da Fonseca, secretário de Estado dos Transportes, estiveram hoje, sexta-feira, na "Salvador Caetano", em Gaia, para conhecer o projecto do Autocarro Eléctrico.
Corpo do artigo
"Viemos ver em que medida podemos preparar a introdução do autocarro eléctrico em Portugal, no âmbito do projecto de inserção do carro eléctrico no país", explicou o ministro, comentando ainda que o projecto do autocarro eléctrico "tem um grande potencial".
Embora reconhecendo que a "Salvador Caetano" é uma "empresa importante e inovadora na área", o ministro não quis entrar em pormenores sobre o tipo de apoios que podem ser dados ao projecto, que está a aguardar aprovação da candidatura aos fundos do QREN.
Os primeiros dois protótipos do autocarro eléctrico deverão entrar em testes no próximo mês de Outubro, podendo começar a ser produzidos em série em 2011. O projecto de investimento de oito milhões de euros prevê o fabrico anual de 100 unidades, das quais 70 serão para exportação, embora haja capacidade para produzir mil autocarros por ano.
A "Salvador Caetano" prevê facturar 40 a 50 milhões de euros por ano com o autocarro eléctrico. Dos 60 postos de trabalho que estarão ligados a esse fabrico, cerca de 40 já estão a ser recrutados, também para "o fornecimento de 40 autocarros a Inglaterra".