Plataforma de Acolhimento e Tratamento Animal ficará instalada na freguesia de Avintes
Corpo do artigo
A Plataforma de Acolhimento e Tratamento Animal (PATA) será o novo espaço para acolher os animais em Vila Nova de Gaia, com novas valências e mantendo o foco nos melhores cuidados que oferece aos animais, bem como na sensibilização para a adoção responsável.
"O novo equipamento era essencial para dar uma resposta capaz às necessidades", refere Helena Frias, veterinária do Centro de Reabilitação Animal, inaugurado em 2009. Na altura "representou um grande investimento, mas neste momento as dimensões e valências são limitadas para as necessidades".
A PATA ficará instalada numa zona verde da freguesia de Avintes, nas proximidades do Parque Biológico de Gaia, numa área de cerca de 36 mil metros quadrados (quatro vezes maior do que a superfície do Centro de Reabilitação Animal), sendo resultado de um investimento municipal de cerca de 1,4 milhões de euros. A inaugurar nos próximos meses, o novo espaço garante um acolhimento e, se necessário o tratamento, com outras condições, permitindo aos profissionais, veterinários e tratadores prestarem um melhor auxílio aos cães e gatos que tanto necessitam.
Atualmente, o centro dispõe de 38 jaulas para cães e três para gatos, "mais cinco que foram acrescentadas, mas não chega. Gaia tem uma população de cerca de 300 mil habitantes e a população animal é proporcional", salienta Helena Frias.
A PATA terá "80 jaulas para cães, e dez para gatos, e muitas mais valências como uma maternidade, uma zona de infetocontagiosas, de sequestro, e jaulas para seniores, além de um gatil, numa área diferenciada com uma zona de recreação muito boa", adianta a veterinária. Não foram também esquecidas as valências de tratamento médico, banhos e tosquias, e o novo espaço terá ainda "um investimento na reabilitação comportamental, com uma sala própria e uma zona que permitirá a interação com o futuro tutor". Existirão também espaços de recreação e um parque canino para exercício físico.
O que não muda é a promoção da adoção responsável de animais. Continuarão as campanhas mensais de adoção, e como as ações presenciais foram suspensas por causa da covid-19, continuam a ser divulgadas no site do município. Para além disso, quem quer adotar um animal pode fazer a marcação por telefone (223 742 409) ou por email (centroanimal@cm-gaia.pt), sendo possível o agendamento de visitas todos os dias úteis das 10 às 17 horas. Os interessados deverão responder a um questionário de pré-adoção e um termo de responsabilidade pela adoção.
"É muito raro haver uma devolução de um animal adotado nas nossas instalações. Avaliamos todas as condições, e preferimos que o animal não saia daqui se não tivermos a certeza de que vai para uma boa família", frisa Helena Frias.
Os animais adotados recebem a vacinação polivalente, a da raiva, desparasitação interna e externa, microchip e esterilização. Em 2019 a taxa de adoções foi de 75%. Em 2020 verificou-se uma taxa de 85%, tendo sido adotados 256 animais (165 cães e 91 gatos). Por outro lado, foram recolhidos e entregues ao CRA um total de 301 animais, o que significa uma diminuição de 57 animais face ao ano de 2019.
Continuará, também, a sensibilização para o não abandono de animais, cuidados e higiene nos espaços públicos. Esta sensibilização é realizada nas escolas e em empreendimentos de habitação social, na PATA poderão realizar-se no pequeno auditório que fará parte das instalações.