Com duas moradas na capital, o restaurante especializado em ramen apresenta novidades na carta, que vêm diversificar a forma como se come o popular prato nipónico.
Corpo do artigo
Já lá vão dez anos certos desde que António Carvalhão e João Azevedo Ferreira, amigos de longa data, decidiram criar o primeiro supper club de ramen em Portugal, juntando à mesa, na mesma casa em Lisboa, aficionados deste popular prato nipónico, cuja receita a dupla foi aperfeiçoando por cá, depois do regresso do Japão, onde estiveram a viver e trabalhar durante algum tempo.
As filas de espera deste supper club de sucesso aceleraram a chegada, pouco depois, do Ajitama, um dos mais concorridos restaurantes de ramen da capital, que se estreou primeiro na Avenida Duque de Loulé, e se estendeu depois com uma segunda morada entre o Chiado e o Cais do Sodré, na Rua do Alecrim. A chegada dos dias longos e quentes trouxe novidades frescas à carta do restaurante, onde tudo é feito de raiz - desde os noodles frescos produzidos diariamente aos caldos que levam horas a fio a completar.
Há duas novas categorias de ramen, que reinterpretam a forma mais tradicional de o comer. Uma destas é o Mazemen, que substitui o caldo do típico ramen por um molho cremoso, de umami acentuado, e que pode ser provado de duas formas: com barriga de porco flamejado, cebola frita, negi fresco, rúcula, beni shiga, frutos secos e óleo aromatizado de alho; ou a versão vegana, que retira o porco e adiciona tempura de couve-flor e feijão-verde.
A segunda nova categoria é o Tsukemen, também conhecido por "dipping ramen". "Os noodles são servidos frios ou à temperatura ambiente, para serem depois mergulhados num caldo separado, quente, denso e intensamente aromático", explica João Azevedo Ferreira, que, ao lado de António Carvalhão, também gerem os restaurantes Ramen Station em Benfica e no Campo Pequeno. Nos novos Tsukemen, há uma versão com porco e frango e uma segunda vegana.
"Acreditamos que a inovação deve andar de mãos dadas com o respeito pela tradição. Estas novas categorias representam não só uma evolução do nosso menu, mas também uma extensão natural daquilo que sempre defendemos: qualidade e autenticidade japonesa", afirma João. "Queremos que as pessoas descubram novas formas de experienciar os noodles japoneses e criar memórias marcantes, sabores que perduram e que emocionam. O nosso grande objetivo é proporcionar a quem experimente os novos pratos, um daqueles momentos em que nos lembramos sempre de onde estávamos quando provámos "aquele" sabor pela primeira vez", complementa António.
Além disso, no leque de ramen ditos tradicionais da casa, há ainda uma nova variedade, o HerbQuake, inteiramente plant-based, com noodles finos, caldo vegetal, tempura de vegetais, tomate assado, negi, rúcula e beni shoga. A zona de bar também recebe o verão de 2025 com novidades, como é o caso do cocktail Osaka Rush Sake, que junta no shaker sake, triple seco, mel e sumo de lima. Todas estas novidades estão disponíveis nas duas moradas alfacinhas.
Ajitama
Avenida Duque de Loulé, 36, Lisboa
Rua do Alecrim, 47A, Lisboa
Tel.: 967761997 (Saldanha) e 965268635 (Chiado)
Web: ajitama.pt
Das 12h às 00h, todos os dias.
Preço: Mazemen a 15,45 euros; Tsukemen desde 16,45 euros; variedades de ramen desde 13,60 euros.