No restaurante italiano Davvero, o chef Isaac Kumi respeita os produtos sazonais
No restaurante italiano Davvero, integrado no hotel Sublime Lisboa, nas Amoreiras, mas com porta para a rua, o chef veneziano Isaac Kumi mantém-se fiel ao tradicionalismo da cozinha italiana, mas dá-lhe um toque moderno. A carta é alterada ocasionalmente, consoante os produtos da estação.
Corpo do artigo
No restaurante Davvero, instalado no piso térreo do hotel de cinco estrelas Sublime Lisboa, o chef Isaac Jumi mantém-se fiel às bases da cozinha tradicional italiana, fazendo jus ao nome (davvero significa "verdadeiro", em português) do restaurante. Natural do Gana, mas desde cedo criado em Itália, mais concretamente em Treviso (a terra-natal do tiramisú), ganhou da madrasta o gosto e a cultura gastronómica italiana, e desde a abertura da casa, em 2022, que empenha o saber-fazer do longo percurso profissional numa experiência de requinte.
Isaac Kumi, 35 anos, formou-se na escola de cozinha e hotelaria de Treviso e teve oportunidade de passar por importantes casas, que lhe abriram portas e lhe permitiram cozinhar ao lado de chefs um pouco por todo o Mundo. Um deles foi o italiano Cipriano, uma cozinha "clássica de nível alto", que não por acaso se tornou do gosto pessoal do dono e fundador do grupo Sublime. Foi, aliás, Gonçalo Pessoa, habitué do Cipriani em Nova Iorque, que fez questão de ter o jovem chef na equipa, na fundação do primeiro restaurante em Lisboa.
Quem visita hoje o Davvero, instalado num edifício do século XX brilhantemente decorado, com um sofá de parede azul, mesas com candeeiros a meia-luz e uma parede de espelhos - encontra um menu prestes a abraçar os sabores e produtos de outono-inverno, mas que ainda conserva as propostas introduzidas a meio do verão. Antes, porém, tudo começa com um couvert seguido de uma de várias pré-entradas, como a mortadela de Bolonha com pistacho, burrata e n'nduja, um enchido picante típico da Calábria, sobre uma base de pão brioche.
Como é apanágio do Davvero, o menu propõe pratos de temporada lado a lado com outros já clássicos. Um dos produtos típicos do estio que se mantêm são, curiosamente, os espargos, apresentados grelhados, com pesto genovês, stracciatella (coração da burrata), frutos secos e folhas de hortelã - nas entradas. Já nos primi piati (compostos por risotos e massas), Isaac Kumi sugere o típico paccheri genovês, com molho aveludado de carne, espuma de parmesão e azeite de trufa. A carne trabalhada no molho permite que não se torne um prato pesado.
Nesta secção da carta há ainda ravioli com tinta de choco com camarão, raspa de limão, burrata e óleo verde de girassol, e gnocchi com ricota italiana, molho de tomate cherry, manjericão e pó de azeitona. Já nos secondi (pratos principais com proteína) listam-se, por exemplo, o filete de vitela com cenoura baby e espinafres. No capítulo dos doces, o chef sugere mousse de chocolate e framboesas, mas vale a pena guardar espaço também para o gelado de baunilha com avelã crocante e creme de pistacho, entre outras sobremesas.
Prestes a fazer novas modificações no menu - previsivelmente em meados de outubro, para introduzir pratos de outono-interno -, e sem revelar muito, Isaac Kumi levanta a ponta do véu: em breve os clientes poderão contar com ravioli de abóbora e castanha; gnocchi de beterraba e molho de queijo gorgonzola e um ravioli de camarão com molho bisque, entre outros pratos. Segundo o Davvero em comunicado, a equipa tem dado passos "em frente na caminhada de afirmação de autenticidade" do conceito, aliando a técnica, o produto e o conhecimento.
Davvero
Rua Artilharia 1, 70 (Amoreiras)
Tel.: 911771610
Web: davvero.pt
Almoço, das 12h às 15h. Jantar, de domingo a quarta, das 19h às 22h e de quinta a sábado, das 19h às 22h30. Bar, das 12h às 24h.
Preço médio: 45 euros