Em novembro, os jantares no restaurante Velho Mirante, situado em Pontinha, Lisboa, são animados pelo Festival do Arroz. As opções, inspiradas na gastronomia nacional e tendo como estrela aquele ingrediente, incluem harmonização com vinho regional alentejano, pelo preço único de 19 euros.
Corpo do artigo
A aproximação do novo mês traz novidades na casa gastronómica de influência alentejana Velho Mirante, em Lisboa. Homenageando o arroz, os jantares de novembro incluem arroz de cabidela no pote, com frango de campo e sangue avinagrado, arroz de perdiz em escabeche, prato tipicamente incluído no menu de caça, e ainda o arroz de cherne com gambas.
Para acompanhar a refeição, é servido um vinho regional alentejano Ajuda, à discrição. Cada prato, incluindo a bebida, tem o valor de 19 euros.
Para além dos pratos incluídos no evento Festival do Arroz, o restaurante disponibiliza um menu mais vasto, que tem raízes na gastronomia típica nacional, e no Alentejo em particular. Nos pratos de carne incluem-se as bochechas de porco com puré de castanha, o coelho frito à alentejana, o ensopado de borrego à alentejana, a carne de alguidar ou os secretos de porco preto com migas de enchidos, entre outras opções.
Já nas opções de peixe destacam-se os medalhões com molho de camarão, o polvo à lagareiro, o bacalhau em harmonia com frutos secos, a açorda de bacalhau à alentejana e o cação frito à alentejana. O menu inclui ainda opções para os mais novos, como mini-hambúrgueres, e opções vegetarianas. Na multiplicidade de sobremesas, realça-se o doce da casa, o arroz doce d"avó São, farófias, pudim d"ovos, migas doces, encharcada ou a siricaia. Existem ainda entradas diversificadas, entre saladas, tábuas de queijos, ovos rotos, presunto e ameijoa.
Recomenda-se reserva através dos contactos telefónicos 218 085 506 e 937 145 393 ou através do email geral@velhomirante.pt. Mais informações em velhomirante.pt.
Velho Mirante
Rua de Santo Eloy, 2 Pontinha (Odivelas)
Tel.: 218 085 506/937 145 393
Web: velhomirante.pt
De segunda a quinta, das 12h às 15h e das 19h às 22h. Sexta, das 19h às 23h30. Sábado e domingo, das 12h às 16h.
Preço médio, sem bebidas: 20-25 euros