
Foto: Pixabay
Do Porto a Palmela, Reguengos de Monsaraz e Viana do Alentejo, quatro sugestões de programas para aproveitar o São Martinho, que se aproxima a passsos largos.
Entre Azeitão e Monsaraz, com a José Maria da Fonseca
São dois os espaços da empresa vinícola José Maria da Fonseca que, este ano, recebem uma programação inspirada na quadra outonal: a Casa-Museu, situada em Azeitão, e a Adega José de Sousa, em Reguengos de Monsaraz. Assim, de 8 a 11 de novembro, a agenda da Casa-Museu José Maria da Fonseca inclui visitas guiadas, prova de dois vinhos acompanhada por uma tábua para os adultos e uma prova de sumo de uva para os mais novos. À experiência acompanha a oferta de uma garrafa de vinho tinto e castanhas para assar, juntamente com um kit infantil com lápis de cor e desenhos. Já na Adega José de Sousa, a programação estende-se a todo o mês de novembro, com uma visita guiada, provas de vinho novo e dos rótulos Dona Julieta Branco e Puro Talha Tinto, acompanhados por produtos regionais, como o queijo de ovelha, enchidos, pão alentejano e azeite e a oferta de uma garrafa de vinho e castanhas. As reservas tem o valor de 27 euros por adulto e 8 euros por crianças dos 3 aos 17 anos e podem ser feitas através de enoturismo@jmfonseca.pt ou 212 198 940. Mais informações em jmf.pt.

A José Maria da Fonseca tem novas atividades de enoturismo para esta época. Foto: DR
Magusto na Adega de Palmela
Na Adega de Palmela, a efeméride celebra-se com um programa de enoturismo que alia provas vínicas, uma visita guiada e um concerto de fado a 9 de novembro. Assinalando o 70º aniversário, a cooperativa de produtores vínicos aproveita a ocasião para lançar o primeiro vinho da nova colheita de 2025 - Água Pé Novo Rosé, com uma prova exclusiva para os participantes. Antes há uma visita guiada à adega, percurso em que os visitantes podem conhecer a história da cooperativa e o processo de produção vínica. Seguem-se as provas de vinhos na Cave das Barricas, acompanhadas por castanhas assadas e, no final, uma atuação de fado. O evento tem limitação de 70 participantes, e tem o custo de 35 euros por pessoa. Inscrições através do e-mail enoturismo@acpalmela.pt. Mais informação em acpalmela.pt.

A Adega de Palmela celebra 70 anos. Foto: DR
Castanhas assadas, DJ e cozinha de fogo no Porto
No Tenro by Digby, situado no hotel Torel Avantgarde, no Porto, o São Martinho celebra-se à mesa, com o URO Gastro Fire Sessions, evento em que a cozinha de fogo é protagonista. Ao chef João Figueirinhas junta-se Diogo Novais Pereira, Mirna Gomes, Cristiano Barata E Pastelaria, numa programação que acontece a 8 e 9 de novembro. Para somar às criações gastronómicas, há castanhas assadas e uma seleção de bebidas, desde vinhos do grupo de produtores da Bairrada, Baga Friends, até cocktails preparados pela equipa do bar Torto. A experiência é acompanhada por música ao vivo e um DJ residente. De acesso livre, o mercado Urban Market Green marca presença com marcas locais de moda, joalharia, decoração e bem-estar. Para aceder ao mercado não é necessário bilhete para o evento. Os bilhetes, desde 55 euros, e a informação pode ser consultada em uro.com.pt.

O chef João Figueirinhas recebe convidados a 8 e 9 de novembro. Foto: DR
Um menu especial de magusto em Viana do Alentejo
O Moagem Kitchen, restaurante inserido no Moagem Industrial Lodge, o novo alojamento de Viana do Alentejo que nasceu da reabilitação de uma antiga fábrica de moagem de cereais, estava até agora aberto para hóspedes, mas inaugura oficialmente ao público a 11 de novembro, com um jantar especial de magusto. O chef Pedro Dias comanda este restaurante, focado na gastronomia de fogo e numa cozinha de proximidade, com produto local e de época. O percurso inicia-se com uma tartelete de cogumelos, noz e maçã, acompanhada por um gin infusionado com marmelo assado e harmonizado com o Mainova Castelão Rosé; seguem-se migas de nabiça com cenoura, cogumelos e romã, servidas com Anexo Branco; para prato principal, a suculenta barriga de porco assada no fogo de chão, acompanhada por castanhas e batata, num registo caloroso e reconfortante, acompanhado por um LV Reserva. Para terminar, dois momentos doces: pudim de bolota e laranja, na companhia do Monte da Bica Merlot, e uma sobremesa final de marmelo, castanha e romã, pontuada com Inamorto Bruto. O menu especial de magusto custa 65 euros, com opção de wine pairing por mais 35 euros. Saiba mais através do 924056665 e do mail moagem@thezerohotels.com. NC

O chef Pedro Dias, do restaurante Moagem Kitchen. Foto: DR
