
Manuel Júlio
DR
A casa em que nos encontramos é marisqueira e nasceu a instituir-se como ponto de paragem entre Lisboa e Porto, nas transumâncias rodoviárias que, em tempos idos, muitos aproveitavam para pernoitar e seguir viagem na manhã seguinte.
Corpo do artigo
O restaurante Manuel Júlio, em Santa Luzia, Mealhada acaba de cumprir 95 anos de existência. É local de passagem de muitas rotas, principalmente a do bom gosto. Tudo aqui sabe a sempre, e é ao mesmo tempo moderno. Há vários modos de usar, neste paraíso de bem comer. E oferece muito mais do que o clássico bairradino leitão assado. Salas amplas e luminosas prenderam-me aqui muitas vezes, pelos diversos sabores e preparações. E foi principalmente pela sensação de conforto pacificador que voltei sempre.
Começamos pela singela combinação de pão, presunto e azeitonas enquanto inspecionamos o vasto e completo menu proporcionado por este paraíso à beira da estrada plantado. Temos o inconfundível pão da Mealhada ao nosso dispor, juntamente com fatias de broa doce e salgada. Queijinho de mistura fatiado abrilhanta a etapa inicial da refeição. E há petiscos irresistíveis. Caso dos ovos com espargos verdes, por exemplo, macios e bem trabalhados. Ou das maravilhosas ovas em vinagrete.
A casa em que nos encontramos é marisqueira e nasceu a instituir-se como ponto de paragem entre Lisboa e Porto, nas transumâncias rodoviárias que, em tempos idos, muitos aproveitavam para pernoitar e seguir viagem na manhã seguinte. Os tempos são outros, mas o gosto é o mesmo. Os mariscos são de primeira apanha. São excelentes as ameijoas à Bulhão Pato, feitas com carinho e tempero. Há gambas cozidas ao natural prontas para o debulhe, com maionese ao lado, que nos encantam sempre. E há combinados marisqueiros diversos ao nosso dispor ao fim de semana. Nos pratos de peixe, há um maravilhoso arroz de tamboril, a que me entrego sem reservas há pelo menos três décadas. Quase nos faz sentir a espuma da rebentação nos pés, tal a frescura e qualidade. Destaco também o caril de gambas à indiana, maravilha feita como a gente gosta. O Manuel Júlio é um dos raros sítios onde me entrego a uma cabeça de peixe cozida sem hesitações. E o polvo à lagareiro é de antologia.
Nos pratos de carne, hiberno no cabrito assado no forno à Manuel Júlio, continua a ser uma delícia do outro mundo. Faz-se um naco do lombo Angus para duas pessoas que é nave interestelar de todos os prazeres. O bife da vazia Manuel Júlio é incrível. E gosto muito dos lombinhos de porco com gambas grelhado na telha. Nas sobremesas, não perca o leite creme à Dona Lilé, é um tratado de gulodice e satisfação. A baba de camelo é muito boa. E o pudim de ovos é excelente. Uma refeição nesta casa secular é sempre uma grande experiência.
Manuel Júlio
Estrada de Santa Luzia, Mealhada
Tel. 919 438 454
Web: manueljulio.pt
12h-23h
Fecha: Segunda e jantar de Domingo
Preço médio: 23 euros
