O Valbom é casa para voltar muitas vezes, não duvide que vai ter vontade de o fazer.
Corpo do artigo
O restaurante Valbom, no centro de Lisboa, é um genuino espaço de tertúlia. Congrega diariamente famílias, amigos e colegas de trabalho, para momentos sempre felizes. Perdi a conta aos momentos especiais que aqui passei. Além de ficar muito perto do que foi o meu local de trabalho de duas décadas, no Valbom vivi momentos marcantes. Não hesito em recomendar esta casa onde sempre excederam as minhas expectativas.
Comece a refeição com uma bela sopa de feijão verde. As sopas são sempre dignas de antologia. Com um queijinho de ovelha curado, gambas al ajillo, ameijoas à Bulhão Pato e bom pão, estamos conversados. Os pratos de peixe são variados e há oferta do dia que é sempre de considerar. Quando há açorda de gambas com coentros, nunca me escapa. Gosto muito dos filetes de pescada com arroz de tomate, fresquíssimos e exemplarmente feitos. Lulas grelhadas na brasa maravilhosas. E há um arroz de tamboril com gambas que nos faz sonhar com a beira-mar. Numa vertente mais exótica, faz-se um prodigioso caril de gambas à indiana. Delicioso, picante a nosso gosto, mas sobretudo muito rico nos sabores.
Nos pratos de carne, a espetada mista é fantástica e suculenta. O cozido à portuguesa do Valbom é escolha mais que feliz, carnes selecionadas e processamento divino. Claro que quando há cozido, também há sopa do cozido, que sabe pela vida. A grelha trabalha muito bem. Oferece uma picanha grelhada na brasa que é servida à brasileira, com feijão preto e arroz. Muito boa mesmo. Gosto muito da entremeada no churrasco, sei que a peça não é das mais nobres, mas aqui é feita com requintes de alta cozinha. Há uma pequena grande delícia que passa despercebida aos olhos de quase todos. Falo dos bifinhos de vitela do Gerês grelhados com bacon. É prato mágico, este que a casa produz. E claro que há excelentes bifes. Por exemplo o bife da vazia frito à portuguesa com ovo estrelado. Ou um maravilhoso bife do lombo grelhado. Ou ainda um belo steak au poivre. Escolha não falta. Se lhe apetece uma alheira com ovo, aqui é de grande nível, produto das melhores origens. O mesmo em relação ao frango de churrasco. Pode encomendar para no final da refeição levar para casa, irá muito bem acondicionado e no dia seguinte tem tratamento de luxo no conforto do lar. Mousse de chocolate, pudim da casa e arroz doce são formas possíveis de terminar em beleza. O Valbom é casa para voltar muitas vezes, não duvide que vai ter vontade de o fazer.
Valbom
Avenida Conde Valbom, 114, Lisboa
Tel. 217 970 410
9h-23h
Fecha: Domingo
Preço médio: 26 euros