
Ora Diga
DR
Esqueça toda a feijoada que já provou na vida, a desta casa é gloriosa. Vem com arroz branco, sortido variado de enchidos, feijão encarnado e grelos. Francamente delicioso, diferente de tudo o que já provou.
O restaurante Ora Diga, em Fafe, é uma autêntica pérola restaurativa, à espera de ser descoberta. Aqui encontramos raizes importantes da nossa portugalidade, assim como plataforma para conhecermos melhor e partilharmos o que somos. À laia de entradas, temos sugestões que adoramos e devoramos com muito prazer. Pequenos e vezeiros rissóis de carne ou camarão, exemplarmente fritos e muito bem recheados. Melão com presunto, sempre bom. Presunto de Montalegre fatiado. E misto frito de alheira e chouriça. Entradinhas gostosas e apetecíveis, quer estejamos de viagem vindos de longe, ou com todo o tempo do mundo.
Os pratos principais são dignos da melhor antologia culinária. Saem da cozinha belíssimos filetes de pescada com salada russa. Fritura irrepreensível, conteúdo primoroso. O bacalhau frito de cebolada é uma deliciosa evocação do bacalhau à moda de Braga. O bacalhau à zé do pipo, com o seu fundo de cebola e ornamentação com puré de batata, é toda uma iluminação. Sou fã do robalo no forno, vem com batatas cozidas, salada de couves e molho de salsa, e é extraordinário. Estamos a chegar à época da lampreia, aqui cozinha-se à bordalesa e é riquíssima de sabor.
Os pratos de carne são todos muito inspirados e assentes na excelsa qualidade de carne com que se trabalha. Fafe é vastamente conhecida pela qualidade das suas carnes. Faz-se uma vitela assada que quase se desfaz na boca, tal a tenrura. A perna de boi estufada, servida com ervilhas e molho especial, é incrível, e é peça que não vemos muito na restauração tradicional. Gosto muito do coelho à bordalesa que a casa produz. É estufado e vem com um molho fantástico, que evoca o coelho à caçador. Mesmo quem não gosta muito, vai adorar a jardineira portuguesa do Ora Diga. É toda uma grande instrução, senão mesmo iniciação.
Esqueça toda a feijoada que já provou na vida, a desta casa é gloriosa. Vem com arroz branco, sortido variado de enchidos, feijão encarnado e grelos. Francamente delicioso, diferente de tudo o que já provou. O processamento isolado de cada ingrediente dá uma grande definição à feijoada. A integração final confere requintes de alta cozinha a este prato de raiz popular. A coroar toda a oferta, há um magistral cozido à portuguesa.
As sobremesas são de recorte caseiro e são todas deliciosas. Gosto muito do semifrio de bolacha. A baba de camelo é muito boa. E faz-se um semifrio de caramelo café que nos vicia logo na primeira colherada. Numa próxima passagem por Fafe, não pode deixar de fazer uma refeição no Ora Diga.
Ora Diga
Rua do Depósito, 35, Fafe
Tel. 253 503 403
Web: oradiga.pt
12h-15h, 19h-23h
Fecha: Jantar de Domingo
Preço médio: 27 euros
