Caldeirada de enguias, arroz de tamboril, ensopado de rodovalho e lulas fritas são alguns dos pratos deste reduto estival, liderado por Adriano Ferreira.
Corpo do artigo
Chegar à Costa Nova do Prado é sempre um grande acontecimento. Visualmente temos as casas de veraneio com as cores garridas e listadas que conhecemos. E o palato começa a funcionar com a expectativa de uma refeição excecional no restaurante Praia do Tubarão.
Neste pequeno reduto estival, temos a ria de Aveiro pela frente e praia por detrás. Adriano Ferreira e os seus pratos de tacho são a sinfonia concertante que ansiamos por ouvir e provar. A sua abordagem à cozinha marítima é tão forte e cheia de personalidade que de certa forma pode dizer-se que foi ele que a inventou. Juntamente com a sua mulher, desde os tempos da Marisqueira da Costa Nova.
O prato da minha eleição aqui é a caldeirada de enguias, se fosse prato único as pessoas iriam na mesma. A bondade do labor do grande mestre Adriano é ser luzeiro e não nos deixar perder. Adoro as enguias fritas que aqui se preparam, secas e sápidas, a puxar pelas papilas gustativas. Uma perdição.
Claro que há peixe grelhado para processar nas brasas, mas não é bem isso que procuramos. O excelente arroz de tamboril do Praia do Tubarão satisfaz muito mais e ficamos logo mais felizes. A preocupação do patrão é também ser justo na marcação dos valores dos pratos, por isso procura oferecer a autenticidade com peixes não tão considerados, mas a preços justos. Há outro arroz que me prende aqui a alma, o arroz de ameijoa com gambas. É alquimia pura e satisfação plena. Vale a pena, sobretudo se vamos bem acompanhados, que a contenda pode ser pesada para um homem só.
O ensopado de rodovalho feito nesta cozinha abençoada é toda uma experiência. Também se faz de garoupa. Na maioria das vezes gosto de me sentar a uma mesa na sala, mas por exempo quando sei que há lulas fritas, gosto do prémio que é comer lá fora, no pequeno terraço exterior. Há bons vinhos da região e por vezes até há vinhos que só encontramos aqui. As tais lulas fritas, um bom vinho branco e boa companhia dá para sentar lá fora para lá do anoitecer.
O bife à Praia do Tubarão é uma derivação saudável do bife à portuguesa e é empreitada para levar com vagar, pedindo talvez um bom tinto da casta Baga. Estamos na região certa para a experiência. Também temos ao nosso dispor bifinhos de porco com cogumelos, com molho a condizer e amigo das horas longas e lentas.
A cozinha tem sempre doces de inspiração caseira que podem ser a forma mais sublime de terminar. Sempre que saio deste restaurante único, faço-o com a promessa íntima e silenciosa de voltar no dia seguinte.
Praia do Tubarão
Avenida José Estêvão 136, Gafanha da Encarnação
Tel. 234 369 602
Das 12h15 às 15h30 e das 19h15 às 22h30. Encerra segunda.
Preço médio: 30 euros