A mais recente aposta gastronómica do grupo Sublime, fora do resort em Muda, encontra-se à entrada da aldeia da Comporta e dá pelo nome do rio que banha a região de Setúbal. No Sado, a aposta é agora nos pratos do dia a 15 euros, disponíveis de quarta a sexta-feira.
Corpo do artigo
O restaurante Sado, inaugurado há pouco menos de um ano na entrada principal da aldeia da Comporta, no concelho de Alcácer do Sal, tem como novidade “uma oferta democrática e plural” aos almoços, ancorada em pratos portugueses transversais a várias gerações, lê-se em comunicado. E, além do prato do dia, pelo valor de 15 euros, há também a opção de menu, que inclui prato, bebida e café, por 20 euros.
Tanto um como outro estão disponíveis entre quarta e sexta-feira. Nas sugestões incluem-se, por exemplo, pataniscas de polvo com arroz de grelos; carne de porco à alentejana; jardineira de vitela; e solha frita com arroz de feijão. “A equipa do Sado procura garantir que cada prato seja uma manifestação genuína do terroir da Comporta, numa experiência que querem que seja acessível a todos”, acrescenta a fonte.
O menu fixo, sempre disponível, surge ancorado no peixe e marisco da costa atlântica - que, de resto, se pode avaliar e escolher na montra de gelo à entrada, e algum dele é vendido ao quilo. Gamba da costa cozida, camarão-tigre grelhado, lagosta e lavagante azul nacionais são alguns dos exemplares. Os arrozes da Comporta são outra das grandes apostas, como o de tamboril e camarão, ou o de lingueirão e lavagante.
Em matéria petisqueira, o Sado parece também dar cartas com opções como salada de polvo, pica-pau de novilho, croquetes de carne, pastéis de bacalhau, amêijoas à Bulhão Pato e ovos mexidos com farinheira, entre muitos outros. Também há uma massada de peixe para partilhar e pratos principais de peixe (como filetes de pescada com arroz de tomate) e de carne, como o bife à Sado, prego de novilho e secretos de porco preto.
Sado
Rua das Comportas, 4 (Comporta), Alcácer do Sal
Tel.: 211452424
Web: www.sadorestaurante.pt
De quarta a sábado, das 12h às 22h30. Domingo, das 12h às 15h30.