Do Casco à Cozinha é o nome da nova experiência proposta pela casa histórica de vinho do Porto Cockburn's, em Gaia. Esta inclui visita ao armazém de envelhecimento dos vinhos, com prova, e menu completo no restaurante Sagardi, no Porto.
Corpo do artigo
Começar a manhã num tradicional armazém de portos em Gaia, com um guia que explica o processo de produção e envelhecimento deste vinho generoso e terminar com um almoço de comida basca é o que sugere a Cockburn's em parceria com o Sagardi.
Nesta experiência provam-se três vinhos no final da visita e segue-se para o restaurante da Ribeira do Porto, onde se é recebido com um Porto tónico. Depois, inicia-se uma viagem pela comida do País Basco.
Nas entradas, destacam-se a tradicional txistorra, um tipo de linguiça, a salada de queijo Idiazabal e os croquetes de presunto. Para prato principal, sugere-se magret de pato de Iparralde, tártaro de vaca velha ou costela de porco de "caserio". Os vinhos Florão DOC Alentejo, Altano DOC Douro e Pombal do Vesúvio, produzidos pela Symington, garantem a harmonização.
Do Casco à Cozinha está disponível por 75 ou 84 euros por pessoa, dependendo do menu escolhido.
Obrigatória reserva com 48 horas de antecedência através da página pt.cockburns.com/sagardi
Cockburn's
Rua Serpa Pinto, 346, Vila Nova de Gaia
Sagardi Porto
Rua de S. João, 54, Porto