A PSP deteve, na freguesia de Santa Maria Maior, em Lisboa, uma mulher, de 26 anos e um homem de 40, que haviam furtado o telemóvel a uma turista junto aos validadores do metro. Os suspeitos já têm cadastro desde 2020.
Corpo do artigo
Os agentes, que integram uma equipa dedicada ao combate ao furto por carteiristas, intercetaram o casal quando, de forma coordenada e astuciosa, se aproximaram de uma turista junto aos validadores de acesso ao metro. Enquanto a vítima validava o título de transporte, o homem aproveitou o momento para furtar um telemóvel do bolso lateral da mochila da vítima, sem que esta se apercebesse.
Na posse do telemóvel, os suspeitos inverteram o sentido da marcha e o homem que furtou o aparelho à suspeita, escondendo-o no interior dos calções, foi intercetado pelos polícias. O telemóvel, avaliado em 200 euros, foi recuperado e devolvido à sua legítima proprietária.
Os detidos estão já sobejamente referenciados pela PSP por este tipo de ilícitos e já haviam sido detidos em junho de 2020, setembro de 2022, dezembro de 2023, março de 2024 e novembro de 2024 (resultando em condenação a dois anos e quatro meses de prisão), e abril de 2025 (condenação a seis meses de prisão efetiva).
Ouvidos em primeiro interrogatório judicial à mulher foi aplicada a medida de coação de apresentações periódicas, enquanto o homem ficou em prisão preventiva.