As "hoverbikes" do filme "Star Wars" estão a abandonar o imaginário e a tornar-se uma realidade. Engenheiros britânicos e americanos juntam-se agora para "pôr no ar" esta "mota voadora".
Corpo do artigo
Esta "hoverbike" foi originalmente desenhada na Nova Zelândia por Chris Malloy e era apenas um projeto da "Malloy Aeronatics", uma empresa de engenharia do Reino Unido.
Na semana passada, durante a "Paris Airshow" - uma feira que reúne as mais recentes inovações tecnológicas -, a empresa americana "Survice Engineering Co", que presta serviços ao Departamento de Defesa dos EUA, juntou-se à "Malloy Aeronatics" para criar "hoverbikes" que possam servir a Defesa norte-americana.
O protótipo da "hoverbike", que pode ou não ser tripulado, está a ser desenvolvido com o intuito de realizar as tarefas antes executadas por um helicóptero e é considerado pelos engenheiros envolvidos como "uma alternativa mais barata, portátil e segura".
Em comunicado, a equipa do projeto afirma que a "hoverbike" pode "mover-se de uma forma fácil e rápida" e que pode realizar "missões de reconhecimento, entregar bens ou até transportar humanos".
Para já, existe uma versão drone que tem 1/3 do tamanho do protótipo de tamanho real, que se encontra numa fase de pesquisa e desenvolvimento.