A mais famosa apresentadora de televisão norte-americana, Oprah Winfrey, personifica o paradigma do "sonho americano". Uma vida de altos e baixos compensados por uma carreira profissional inigualável, de 25 anos a dar a cara por várias causas.
Corpo do artigo
Oprah Winfrey - nascida há 57 anos em Kosciusko, cidade rural de sete mil habitantes à beira do Mississipi, tornou-se nos últimos 25 anos um ícone na linha de Elvis, Michael Jackson ou Marilyn Monroe. A sua imagem é reconhecida em qualquer parte do mundo.
O legado de Oprah é inequívoco e resistirá ao passar dos tempos. O elogio à raça negra e à emancipação feminina, a denúncia de injustiças e o despertar de consciências ecológicas fazem de Oprah Winfrey uma das mulheres mais influentes do mundo.
Mulher de causas, Oprah dirige a Fundação Oprah Winfrey e doa milhões de dólares por ano a outras instituições de solidariedade. A apresentadora lidera vários projectos de caridade entre eles uma escola para meninas carenciadas na África do Súl.
Apresentadora de televisão, influente crítica de livros, actriz nomeada para um Oscar, pelo filme "A cor púrpura", e editora da revista "The Oprah Magazine", Oprah Winfrey é uma referência da arte de bem comunicar.
Nem mesmo os escandâlos associados à infância e adolescência da apresentadora afectam a sua popularidade além-fronteiras. A confissão de uma certa promiscuidade sexual na adolescência e o facto de ter engravidado aos 14 anos, e de ter perdido o bebé poucos dias depois do parto, não mancharam a sua reputação. Tampouco os rumores de uma relação homossexual com a amiga de longa data, Gayle.
No programa de despedida, a apresentadora garantiu que nunca se arrependeu de nada do que fez durante os 25 anos do "The Oprah Winfrey Show", mas lamentou não poder ter feito mais para lutar contra o abuso de crianças.
Winfrey foi abusada por um primio e por um tio, quando tinha 9 anos, e revelou isso mesmo na televisão, em 1996, ao salientar que o fez porque tinha confiança nos seus espectadores.
Mas os altos e baixos da vida pessoal de Oprah foram compensados pela carreira profissional que começou acidentalmente durante uma visita a uma rádio local, na qual permaneceu dos 17 aos 19 anos, altura em que foi contratada pela WTVF-TV, de Nashville, que a transformou na primeira mulher pivô negra dos noticiários televisivos.
Depois de licenciada, em 1978, foi recrutada para apresentar um talk show na WJZ-TV, em Baltimore - "People Are Talking" -, que esteve a seu cargo durante seis anos. A viragem determinante na vida da vedeta aconteceu a 2 Janeiro de 1984, quando apareceu no ar numa televisão de Chicago, a WLS-TV, com o programa "AM Chicago".
O programa foi um sucesso e pouco tempo depois era rebaptizado com o seu nome, "The Oprah Winfrey Show", e a 8 de Setembro de 1986 passou a ser transmitido a nível nacional. Um sucesso que durou 25 anos.
De acordo com a revista Forbes, Oprah foi eleita a mulher mais rica do ramo do entretenimento durante o século XX e a primeira mulher negra a ser incluída na lista de multimilionários, em 2002. Até 2011 foi a única mulher a permanecer no topo da lista durante quatro anos.