O primeiro dia do Optimus Primavera Sound, que decorre até domingo, contou com a presença de mais de 20.750 pessoas, mais de metade das quais estrangeiras, segundo números divulgados pela organização. Começou animado com os portuenses e teve em Yann Tiersen um verdadeiro manda-chuva.
Corpo do artigo
A organização do Optimus Primavera Sound esperava 25 mil pessoas, em média por dia. Ontem, os números ficaram um pouco aquém. Às 23 horas, tinham entrado no Parque da Cidade 20750 pessoas, mais de metade estrangeiras.
O coletivo portuense Stopestra! abriu o programa oficial, às 17 horas de quinta-feira. Cerca de 100 elementos da banda couberam à justa no palco mas extravasaram energia. Trouxeram, uma combinação deliciosa de soul, funk, gospel e muito rock à mistura
A animação prosseguiu com os espanhóis Bigot. Oriundos de Espanha, brindaram a já numerosa plateia com um rock sólido, ao revisitar diferentes correntes e influências.
O experimentalismo de Atlas Sound, alter-ego de Bradford Cox, dos já consolidados Deerhunter, testou a paciência do público, num concerto baseado em canções impregnadas de murmúrios e lamentos.
Culpa ou não do frio que se apoderou do recinto ao final do dia (a célebre aragem nortenha não perdoa..), o concerto dos Drums não chegou verdadeiramente a entusiasmar a plebe. Com o rótulo de "next big thing" e um punhado de fãs fiéis, os autores do badalado "Let's go surfing" provaram que ainda se encontram longe do desejado amadurecimento.
Antes do quarteto norte-americano, esteve em palco Yann Tiersen. As dúvidas que pudessem subsistir sobre a transposição eficaz para um grande palco das sonoridades melódicas e intimistas que marcam a música deste compositor francês dissiparam-se ao fim de poucos minutos.
Ora empunhando o violino ou aventurando-se na guitarra, no órgão ou na própria voz, Tiersen, acompanhado por um belíssimo conjunto de instrumentistas, fez a festa, protagonizando uma atuação que caiu no goto da maioria.
E nem o facto de o início do seu concerto ter coincidido com o arrufo meterológico fez Yann Tiersen perder a boa disposição. "Viemos do Norte e trouxemos a chuva connosco", disparou, divertido.