Pelo menos 21 polícias morreram e 75 ficaram feridos, 30 dos quais em estado grave, na explosão de um carro armadilhado conduzido por um suicida na cidade de Hila, a 100 quilómetros a sul de Bagdade.
Corpo do artigo
Este ataque, o mais mortífero no último mês no Iraque, ocorreu às 07.00 horas locais (madrugada em Portugal continental), quando um suicida conseguiu passar na entrada principal de uma esquadra de policia no centro de Hilla e, quatro metros depois, fez explodir o veículo.
"O suicida aproveitou a troca da guarda para atacar", explicou Haidar al-Zazour, responsável do comité de segurança da província de Babilónia, da qual Hilla é a capital.
A explosão do veículo, com 150 quilos de explosivos, segundo o presidente da assembleia provincial Kazim Majid Toumane, causou elevados danos na esquadra e em várias casas e lojas contíguas.
No local ficou ainda visível uma cratera no solo com dois metros de diâmetro, segundo o relato de um jornalista da agência de notícias francesa AFP.
O nível de alerta no Iraque foi elevado após o anúncio da morte de Ossama bin Laden, domingo, no Paquistão, numa operação dos Estados Unidos.