Manifestantes tentaram queimar bandeiras dos EUA e dois polícias foram agredidos no exterior da convenção do Partido Republicano, quarta-feira, em Cleveland. A polícia deteve 17 pessoas.
Corpo do artigo
Dois polícias foram agredidos e sofreram "escoriações ligeiras", disse o chefe da polícia de Cleveland, Calvin Williams.
Um manifestante tentou atear fogo a uma bandeira norte-americana, tendo incendiado as suas próprias calças. O agente tentou apagar as chamas e o manifestante agrediu-o, explicou Calvin Williams. Durante a escaramuça, o fogo propagou-se às roupas de outras duas pessoas no local.
As tensões aumentaram na rua em frente à entrada para o Quicken Loans Arena, onde os republicanos se reúnem na convenção de nomeação de Donald Trump para candidato a presidente dos Estados Unidos nas eleições deste ano.
Antes disso, um grupo autointitulado Revolution Club divulgou um comunicado de imprensa a dizer que Joey Johnson, "um famoso revolucionário comunista e incendiário de bandeiras", iria causar desobediência civil em Cleveland. A polícia não identificou os detidos, mas um membro do grupo disse que Johnson estava entre eles.
Uma mulher do mesmo grupo tentou queimar uma segunda bandeira, mas foi impedida pela polícia.
Nos três dias da convenção republicana foram realizadas 22 detenções, segundo as autoridades.
5287226
O governador do estado norte-americano do Indiana, Mike Pence, aceitou, num discurso em Cleveland, a nomeação como aspirante à vice-presidência dos Estados Unidos ao lado do magnata Donald Trump.
Descrito pela agência de notícias AFP como um homem relativamente desconhecido, o conservador Mike Pence foi escolhido por Donald Trump na semana passada para candidato à vice-presidência nas eleições de 8 de novembro.
Mike Pence, 57 anos, é uma escolha que deverá agradar à ala conservadora do Partido Republicano. Intransigente sobre questões como o aborto e o casamento homossexual, cumpriu mandatos de 12 anos no Congresso e desde 2013 é governador do Estado do Indiana.
Os delegados na convenção republicana em Cleveland aprovaram na terça-feira a nomeação de Donald Trump como candidato, por aclamação, em conformidade com a tradição.