O luso-americano Sérgio Granados, vereador eleito no estado americano de Nova Jérsia, está empenhado em programas de ajuda à população e aos trabalhadores no combate à covid-19, no condado de Union, um dos mais afetados pela pandemia nos Estados Unidos.
Corpo do artigo
Sérgio Granados está a cumprir o terceiro mandato como "freeholder" do condado de Union, um cargo que se assemelha ao de vereador de um município, com a diferença de que serve as 21 municipalidades do condado, com 520 mil habitantes de quase 50 nacionalidades. Segundo a Universidade Johns Hopkins, o condado de Union regista 800 mortos e 13.600 casos positivos de covid-19, sendo um dos 50 condados mais afetados dos Estados Unidos.
O luso-americano, que nasceu em Elizabeth, no estado de Nova Jérsia, e pertence a uma família portuguesa proveniente da povoação de Muro, em Seia, participa em diversos programas de ajuda à população e entrega de equipamentos aos trabalhadores da linha da frente.
Sérgio Granados fala em português, inglês e espanhol. "Nós todos falamos inglês, mas algumas das vezes é um grande sentimento (...) quando temos pessoas que podem falar a língua da nossa origem", assegura o luso-americano, acrescentando que "é uma grande honra poder falar português para a comunidade". "Dentro da cidade e do condado temos bastante portugueses que são polícias, bombeiros, médicos ou enfermeiros. Quando falas em português, há mais honra de fazer parte dessa equipa", destaca.
Um dos programas de ajuda à população em que Sérgio está a participar teve início na cidade de Elizabeth, na Nova Jérsia, com a distribuição de mil refeições por dia. A iniciativa começou com um apelo que o luso-americano recebeu do International Rescue Commitee, partilhado com o presidente da câmara municipal, Christian Bollwage, para a distribuição de comida produzida pela World Central Kitchen, na cidade de Nova Iorque. A ajuda cresceu para a distribuição de 24 mil refeições por semana, contando até agora, quase 120 mil refeições entregues à população em toda a região do condado de Union.
Um outro programa é da organização sem fins lucrativos United Way, que se juntou à Amazon e ao conselho de "freeholders", para entregar mais de mil produtos alimentares a diferentes fundações e organizações.
Leia mais em Bom Dia