A denúncia foi feita pela Associação Académica do Minho - as bolsas aprovadas após 12 de fevereiro ainda não tinham sido pagas. O ministério da Educação garante que pagou esta quinta-feira.
Corpo do artigo
Poucos minutos depois da denúncia feita pela Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), o gabinete de Imprensa de Nuno Crato garantia que esta quinta-feira "foram realizados os pagamentos das bolsas respeitantes ao mês de março e ainda todos os retroativos de bolsa devidos (mesmo para novos processos despachados até ao fim do mês de março)".
O presidente da AAUM garante que há estudantes a desesperar com os atrasos. De acordo com Carlos Alberto Videira não só os novos deferimentos estavam atrasados como também foram suspensos os pagamentos de bolsas cujos processos estavam em reanálise.
"Muitos estudantes têm contactado a Direção-Geral do Ensino Superior e a resposta tem sido recursivamente a mesma - 'as verbas não foram suficientes para pagar a todos os estudantes e não há data prevista para pagamentos", lê-se no comunicado da AAUM enviado esta quarta-feira para as redações.
Na Universidade do Minho há centenas de estudantes com bolsas em atraso. A AAUM relembra que Pedro Passos Coelho, no Dia do Estudante, a 24 de março, em Braga, assumiu o compromisso perante as academias de as bolsas serem pagas num dia fixo, à semelhança das prestações sociais.
Não é a primeira vez, recorde-se, que há atrasos na atribuição de bolsas este ano letivo. A plataforma de gestão dos processos bloqueou durante semanas. Carlos Alberto Videira garante que o problema ainda não está totalmente resolvido uma vez que ainda existem "milhares de documentos inválidos na plataforma".
No total, este ano, foram entregues 86676 requerimentos. Destes, cerca de um quarto foi rejeitado (21856) e 60190 deferidos. Na Universidade do Porto a taxa de indeferimento ronda os 24% (1824 pedidos recusados e 5438 concedidos). No Minho, dos 6558 requerimentos entregues, foram concedidas 5268 bolsas e 1265 rejeitadas. E na Universidade de Lisboa foram aprovadas 5111 bolsas e recusadas 2092.