Afinal, José Luís Carneiro vai mesmo ser cabeça de lista do PS por Braga, ao cabo de dois dias em que a recusa chegou a estar em cima da mesa.
Corpo do artigo
O candidato derrotado nas eleições do partido aceitou o lugar, após ter assegurado duas condições: que as listas incluiriam apoiantes seus e que “o esforço conjunto para a elaboração do programa se mantém intacto”.
Entre os 22 cabeças de lista, seis apoiaram Carneiro nas eleições internas [Mariana Vieira da Silva não tomou posição]. No Porto, os três primeiros candidatos serão Francisco Assis, Rosário Gambôa e Manuel Pizarro.
A Comissão Política Nacional (CPN) do PS está esta noite reunida, em Lisboa, para aprovar as listas. Entre as últimas novidades no que toca a cabeças de lista (ver grelha ao lado), destacam-se três ex-apoiantes de Carneiro: Eurico Brilhante Dias (Leiria), Augusto Santos Silva (Fora da Europa) e Paulo Pisco (Europa).
Em sentido contrário, ficaram também confirmados três cabeças de lista que preferiram Pedro Nuno na eleição interna. São eles as ministras Ana Abrunhosa (Coimbra) e Marina Gonçalves (Viana do Castelo), além de Nélson Brito (Beja).
Oito apoiaram o líder
No que toca ao Porto, além de Francisco Assis (líder do Conselho Económico e Social), Rosário Gambôa (vice-presidente do grupo parlamentar) e Manuel Pizarro (ministro da Saúde), a CPN preparava-se também para confirmar os nomes propostos pela Distrital. Nos lugares cimeiros estavam João Torres (secretário-geral-adjunto), Patrícia Faro (vice-presidente da bancada), João Paulo Correia (secretário de Estado da Juventude e Desporto), Tiago Barbosa Ribeiro (deputado e líder da Concelhia PS/Porto) e Joana Lima (deputada).
No que respeita aos 22 cabeças de lista nacionais, houve algum equilíbrio entre fações internas. Embora predominem os apoiantes de Pedro Nuno Santos (são pelo menos oito), há seis que deram preferência a Carneiro nas eleições do PS.
Além dos já mencionados Brilhante Dias, Santos Silva e Paulo Pisco, há ainda Jamila Madeira (Faro), Paulo Cafôfo (Madeira) e Fátima Pinto (Vila Real). Mariana Vieira da Silva não apoiou o ainda ministro (não escolheu lados na eleição interna), mas foi por ele indicada para a Comissão Política.
Entre os cabeças de lista que apoiaram Pedro Nuno contam-se, para lá dos já referidos, Francisco Assis (Porto), Alexandra Leitão (Santarém), Luís Dias (Évora), Ricardo Pinheiro (Portalegre) e Francisco César (Açores). Já as ministras Ana Catarina Mendes (Setúbal) e Ana Mendes Godinho (Guarda) não declararam preferência nas eleições do PS, em linha com a já mencionada Vieira da Silva.
“Esforço conjunto”
A escolha de candidatos teve dois sobressaltos. Em Vila Real, Álvaro Beleza - apoiante de Pedro Nuno - desistiu, sendo rendido pela carneirista Fátima Pinto (ler à esquerda); em Braga - círculo de Carneiro -, chegou a haver uma reunião na rua.
Carneiro hesitou, mas acabou por aceitar o convite de Pedro Nuno para ser n.º 1 por Braga. Segundo disse fonte próxima ao JN, o ministro não quis decidir “antes de saber como estavam a ser incluídos vários nomes com qualidade política em várias regiões do país”.
A segunda condição avançada por Carneiro foi assegurar “que o esforço conjunto para a elaboração do programa se mantém intacto”. Ontem, “depois de vários esforços desenvolvidos de parte a parte”, concluiu que havia “condições para aceitar o convite”, rematou a mesma fonte.
Cabeças de lista
Aveiro
Pedro Nuno Santos
Beja
Nélson Brito
Braga
José Luís Carneiro
Bragança
Isabel Ferreira
Castelo Branco
Nuno Fazenda
Coimbra
Ana Abrunhosa
Évora
Luís Dias
Faro
Jamila Madeira
Guarda
Ana Mendes Godinho
Leiria
Eurico Brilhante Dias
Lisboa
Mariana Vieira da Silva
Portalegre
Ricardo Pinheiro
Porto
Francisco Assis
Santarém
Alexandra Leitão
Setúbal
Ana Catarina Mendes
Viana do castelo
Marina Gonçalves
Vila Real
Fátima Pinto
Viseu
Elza Pais
Açores
Francisco César
Madeira
Paulo Cafôfo
Europa
Paulo Pisco
Fora da Europa
Augusto Santos Silva