O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou 16 distritos de Portugal continental e a Madeira sob aviso amarelo esta quarta-feira devido à chuva, por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada e de queda de granizo.
Corpo do artigo
Em Portugal continental, o IPMA alargou de 13 para 16 os distritos sob aviso amarelo - o terceiro mais grave - por causa da precipitação - apenas os distritos de Lisboa e Setúbal não têm avisos.
Também no aarquipélago da Madeira há o aviso amarelo por causa da chuva, com previsão de aguaceiros, por vezes fortes e ocasionalmente acompanhados de trovoada, a partir das 15 horas nas regiões montanhosas, na Costa Sul e Costa Norte, e às 18 horas na ilha de Porto Santo.
Quanto ao vento, o aviso começa a partir das 15 horas em todo o arquipélago. Todos terminam às 12 horas de quinta-feira.
Na costa norte da Madeira também estará ativo, a partir das 9 horas, o aviso amarelo por causa da agitação marítima, esperando-se ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros.
Os avisos de agitação marítima estendem-se a todo o arquipélago da Madeira e estarão ativos até às 12 horas de quinta-feira.
Devido a esta situação meteorológica, a Porto Santo Line, concessionária da linha marítima entre as ilhas da Madeira e Porto Santo, que utiliza o navio Lobo Marinho, decidiu antecipar na quarta-feira para as 18 horas a viagem programada para as 21.30 horas com saída da denominada Ilha Dourada.
Quanto às viagens de quinta-feira, as viagens com saída prevista do Funchal às 8 horas e do Porto Santo às 20 horas “serão canceladas devido às más condições meteorológicas previstas para o Porto Santo”, anuncia a concessionária na sua página oficial.
Para colmatar a situação, a Porto Santo Line apresenta como alternativas de viagens extra no dia seguinte (sexta-feira, 2 de maio) com saídas do Funchal às 8 horas e 19 horas e regressos do Porto Santo às 12 horas e 22.30 horas.