O Instituto Português do Mar e da Atmosfera voltou a lançar um alerta sobre o novo período de tempo seco, que começou no fim de semana e deverá continuar até dia 29 de outubro.
Corpo do artigo
Segundo as previsões, os termómetros deverão rondar os 30 graus na generalidade do território e o risco de incêndio voltará a aumentar "significativamente".
De acordo com um comunicado que o IPMA voltou a partilhar no Facebook, esta quarta-feira, o cenário de tempo seco, sem precipitação "tem uma probabilidade de ocorrência entre 80% e 100%".
Para os próximos dias, as previsões dão conta de uma subida gradual dos valores da temperatura, em particular da máxima, "que deverá estar acima dos valores médios para a 2ª quinzena de outubro na generalidade do território".
Na quinta-feira, os termómetros atingem os 25 graus Celsius no Porto, em Vila Real e Bragança, 26 graus em Viseu e Braga, 27 em Aveiro, Castelo Branco e Portalegre, 28 em Lisboa e Faro, 29 em Coimbra e Leiria, 30 em Évora e Beja, 31 em Setúbal e 32 em Santarém.
O Funchal espera 20 graus de máxima e Ponta Delgada conta com 21.
Na sexta-feira, a temperatura do ar em Santarém deverá chegar aos 35 graus Celsius, Setúbal aos 34, Leiria aos 33 e Braga, Coimbra, Castelo Branco, Lisboa, Évora e Beja aos 31 graus. Em Braga, Porto, Viseu e Aveiro, as temperaturas podem ir até aos 30 graus, e em Vila Real, Portalegre e Faro, são esperados 29 graus de máxima. Em Viana do Castelo, os termómetros atingem os 28 graus e na Guarda, os 25.
Espera-se 27 graus de máxima no Funchal e 19 em Ponta Delgada.
No comunicado, o IPMA acrescenta que, nos próximos dias, a humidade do ar "deverá ser inferior a 30% no período da tarde em grande parte do território, em particular nas regiões do interior."
A partir de dia 29, prevê-se uma descida gradual da temperatura em todo o território.