Corpo do artigo
Não foi a primeira vez e não será a última. Infelizmente. A dona de uma creche ilegal, em Lisboa, foi detida pelos crimes de exposição e abandono e detenção de arma proibida. Uma das crianças a seu cargo foi agredida com um bastão e outra, com apenas um ano, estava abandonada num berço.
Mas esta segunda-feira, que nasceu com os comboios parados - os trabalhadores da CP cumpriram um dia de greve, reivindicando melhores salários -, conheceu, manhã cedo, desenvolvimentos no caso do assassinato de Igor Silva, ocorrido há uma semana, durante a celebração da festa do F. C. Porto. Marco "Orelhas", pai do homicida confesso, deslocou-se à Polícia Judiciária do Porto. O conhecido elemento da claque SuperDragões não prestou declarações sobre os factos ocorridos na Alameda do Dragão e, cerca de uma hora depois, saiu em liberdade, tendo sido constituído arguido pelo crime de ofensas à integridade física. Assustado com as ameaças que tem recebido, apresentou-se às autoridades para, segundo a advogada, colocar um ponto final no alarido mediático.
Um outro assunto que marcou o dia foi o Governo ter avançado com uma proposta para alterar a lei dos metadados. Tudo para que, segundo o primeiro-ministro, António Costa, "o Estado de Direito não fique totalmente desprotegido no combate ao crime organizado e, em particular, ao terrorismo". Se tem dúvidas sobre o que são os metadados e os efeitos do acórdão do Tribunal Constitucional, este explicador é uma boa ajuda.
Notícias da guerra dão conta das declarações do presidente Zelensky, que considera que a invasão russa está "num beco sem saída". Enquanto isso, a Rússia anunciou um cessar-fogo na Azovstal, em Mariupol, para a retirada dos soldados feridos. Entretanto, à semelhança da Finlândia, a Suécia anunciou a candidatura à NATO. Siga o dia 82 do conflito aqui.
Em França, o presidente Emmanuel Macron nomeou Elisabeth Borne, atual titular da pasta do Trabalho, para primeira-ministra. A nova chefe de Governo substitui o conservador Jean Castex. É a segunda mulher a ocupar o cargo, depois de Édith Cresson, no início dos anos 1990.
Enquanto não chega a final da Taça de Portugal em futebol, marcada para o próximo domingo, no Jamor, entre o F. C. Porto e o Tondela, recorde, neste vídeo e nesta fotogaleria, os festejos da conquista da Liga pelos azuis e brancos, Na noite de sábado, os portistas foram recebidos nos Paços do Concelho, onde, perante muitos milhares de adeptos, ergueram o troféu conquistado.
Boa noite. Boa semana.